
“Ser professor é mais que uma honra, é uma coisa excelsa”
Professor Luiz Gonzaga Belluzzo recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFG
Texto: Kharen Stecca
A Universidade Federal de Goiás entregou no dia 1º de setembro mais um título de Doutor Honoris Causa, desta vez ao professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, um dos professores fundadores do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O título é concedido a personalidades da sociedade que se tenham distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Este é o primeiro título proposto pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE-UFG).

O professor como o documento que respaldou o título destaca, é um expoente do pensamento econômico crítico e independente no Brasil, tendo participado de diversas etapas do debate econômico nacional representando o ponto de vista progressista, democrático, inclusivo e da pluralidade de pensamento em economia. Compuseram a mesa da cerimônia a reitora da UFG, Angelita Lima, o vice-reitor Jesiel Carvalho, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Geci Pereira, o docente Pedro Henrique Duarte e a diretora da FACE, Andréa Lucena. O professor da FACE, Everton Rosa conduziu o professor Luiz Belluzzo ao palco.

O Professor da FACE, Pedro Henrique fez a apresentação do professor Belluzzo, destacando o quanto ele e vários colegas foi influenciado pelos debates do professor. Entre 1974 e 1992, Belluzzo atuou como Consultor Econômico do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Entre 1985 e 1987, foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o Governo de José Sarney. De 1988 a 1990, trabalhou como Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, durante a gestão de Orestes Quércia, sendo mais tarde Assessor Especial do governador, enquanto Secretário de Economia e Planejamento, durante o mandato de Luiz Antônio Fleury Filho, de 1991 a 1995. Mas na docência está seu grande destaque.

A Diretora da FACE, Andréa Freire de Lucena em sua fala destacou a importância desse primeiro título concedido pela FACE e o quanto mostra que a faculdade está se espelhando nos grandes nomes e valores para sua construção. Ela destacou a imensa ternura no trato e firmeza de posições do professor Belluzzo.
O professor Belluzzo ao receber o título agradeceu a gentileza da UFG em conceder a ele esse título. Destacou que a única coisa que as pessoas deixam, em sua opinião, é o que fizeram pelos outros, não o reconhecimento em si. Explicou que essa é a vida do professor: “Ele pega pela mão e ensina a aprender. Recebo essa homenagem em nome de todos os professores, em especial do coletivo da Unicamp”. E finalizou dizendo que “o ofício de professor é mais que uma honra, é uma excelsa”.
A reitora da UFG, Angelita Lima lembrou o quão foi emocionante a sessão do Consuni que concedeu o título ao professor. e ressaltou que ele representa a defesa da educação e também da democracia. “É um reconhecimento ao seu amor pela docência. Aceitar estar aqui, empresta também à UFG o brilho de sua trajetória e nos eleva enquanto instituição. A partir de agora o senhor compõe conosco a trajetória de defesa da democracia da UFG”.

Trajetória
O documento norteador do título destaca o professor Belluzzo “como um dos grandes economistas heterodoxos do Brasil, sendo referência na interpretação teórica de Marx e Keynes, mas também na interpretação da constituição e mudanças do capitalismo brasileiro e das transformações do capitalismo global, tecendo ao longo dos anos sugestões críticas à nossa economia, recomendando mudanças inclusivas, distributivas, de viés democrático para o desenvolvimento da economia e da nossa sociedade”.
资源: Secom UFG