_MG_6464

Faculdade de Nutrição entrega títulos de Professoras Eméritas

On 08/31/22 19:50 .

Maria Altina Moreira (in memoriam) e Maria de Fátima Gil receberam a honraria pela trajetória acadêmica

Texto: Caroline Pires

Fotos: Andreia Barra

Na data em que se comemora o dia do Nutricionista, a Faculdade de Nutrição (Fanut) esteve triplamente em festa ao entregar os títulos de professoras eméritas a Maria Altina Moreira (in memoriam) e Maria de Fátima Gil. Neste dia 31 de agosto de 2022, o auditório da unidade acadêmica recebeu familiares, docentes e membros da comunidade universitária para honrar a trajetória e contribuição das homenageadas em prol de questões sociais fundamentais, como a segurança alimentar. Na abertura da solenidade, a profa. Gláucia Carielo, acompanhada do músico Murilo Xavier, cantou a canção Maria Maria, de Milton Nascimento, para homenagear as mais novas professoras eméritas da UFG.

Confira a galeria de fotos da cerimônia.

MG_6470.jpg

Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e Profa. Maria de Fátima Gil

Emocionada e iniciando o discurso da cerimônia, a professora Dulce Terezinha Oliveira da Cunha lembrou que este momento de insegurança alimentar no Brasil, reflete uma preocupação antiga da professora emérita Maria de Fátima Gil. "Fátima é puro sentimento e extremamente devota ao curso e seus estudantes. Mas seu legado extrapolou os muros da Fanut e sua sensatez é reconhecida nacionalmente", destacou. Refletindo sobre sua trajetória, durante os seus 47 anos como nutricionista e mais de quatro décadas de docência, Maria de Fátima Gil, retomou as suas origens, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Ela recordou a dificuldade de ser uma das pioneira para a criação do curso de Nutrição. "A UFG tinha 17 anos, quando cheguei aqui, e eu apenas 24 anos. Foi um desafio ser docente e enfrentar as dificuldades em meio a ditadura militar. Éramos quatro professoras apenas e percorremos esse caminho em meio a muitas dificuldades", recordou. A professora, que  ministrava a disciplina de Alimentação Infantil e Aleitamento Materno, lembrou ainda da sua função como nutricionista do Hospital das Clínicas, em uma época onde não ter internet dificultava muito o dia a dia das atividades, uma vez que sempre era necessário buscar se atualizar nos grandes centros. A professora emérita lembrou ainda a sua participação ativa junto a entidades de classe e a luta por uma legislação consistente para o tema da alimentação no Brasil. "Fico aqui e espero ser lembrada pelo meu profundo amor e carinho com a UFG e com a Faculdade de Nutrição", encerrou sua fala a homenageada.

_MG_6562.jpg

A advogada Janaína Moreira recebeu o diploma em nome de sua avó, Maria Altina Moreira, falecida em 2021

A professora Estelamaris Tronco Mônego, reafirmou que a professora Maria Altina Moreira, falecida no ano de 2021, foi uma das fundadoras do curso e estabeleceu a primeira matriz curricular do recém criado curso de graduação. "Ela é responsável por fundar a bem sucedida teia de disciplinas que deram origem a este curso. Suas qualidades pessoais, principalmente a maneira acolhedora de lidar com as situações, marcam sua vida pessoal e profissional", frisou. Segundo a professora, essa capacidade da homenageada de encarar a vida fez toda a diferença não só na sua vida profissional, como pessoal. Citando Mário Quintana, a docente lembrou "A eterna amiga Maricota meu mais sincero carinho, respeito e admiração", concluiu. Em seguida, a neta da professora emérita, Janaína Moreira Correia, lembrou do lado pessoal e marcante de Maria Altina Moreira. "As memórias mais maravilhosas da minha vida estão atreladas a ela. E me emociona saber que minha querida avó contribuiu tanto para a Nutrição, sendo uma pessoa tão presente em nossa família", afirmou.

_MG_6582

Profa. Ana Tereza Freitas, atual diretora da Fanut, se emocionou ao lembrar seu contato com as professoras homenageadas, ainda em sua graduação

Agradecendo nominalmente aos presentes que vieram participar da cerimônia, a diretora da Faculdade de Nutrição, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, se emocionou ao lembrar que a professora Maria Altina foi a primeira pessoa que a recebeu quando ela ingressou no curso de Nutrição da UFG. "A sensatez inigualável são a marca dessas professoras que representaram não só os docentes, mas também os estudantes. Se hoje somos um dos cursos de Nutrição de maior excelência no Brasil, é graças a vocês", afirmou. A diretora defendeu ainda que essa memória seja sempre revisitada para que a história de sucesso se mantenha cada vez mais crescente.

Encerrando os discursos da noite, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, agradeceu a doação de tempo e esforços dessas professoras que tornaram a Fanut o que ela é hoje. "Essa noite cheia de simbolismos marca, demarca e é, principalmente, um sinal de amadurecimento de uma unidade acadêmica tão marcante onde professores veteranos e jovens convivem tão bem", reforçou. A reitora falou ainda que os familiares presentes também são embaixadores da UFG na sociedade, uma vez que as professoras dedicaram tanto tempo e carinho à universidade. "Vida longa a Fanut e a UFG. Que tenhamos sempre o orgulho de fazer parte dessa comunidade que trabalha muito mas que, também, sabe reconhecer quem fez a sua história", concluiu.

_MG_6636

Reitora destacou em seu discurso que a UFG olha para o futuro, sem deixar de honrar seu passado

_MG_6519

"Hoje é um dia também de lembrar que tudo o que construímos na vida, não é sozinho", afirmou a Profa. Maria de Fátima Gil