
Consuni aprova criação de núcleo interdisciplinar e centro de convivência
Reunião mensal delibera temas importantes para a Universidade
Texto: Augusto Araújo
Foto: Tiago Vechi
O Conselho Universitário da UFG (Consuni) se reuniu na sexta (26/8) para deliberar sobre importantes temas para a Universidade. Um dos destaques foi a aprovação da criação do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias (Nipam).
Este núcleo de ensino reunirá pesquisadores do Museu Antropológico, do Centro Cultural e do Câmpus Goiás da UFG para desenvolver cooperação técnica, científica, administrativa e cultural no campo das artes, patrimônio cultural, memórias sociais e étnicas.
Além disso, o Nipam pretende explorar o campo da inovação, uso de tecnologias e seus recursos aplicados, para criar/consolidar políticas públicas culturais e sociais, buscando facilitar o acesso democrático aos produtos novos gerados por pesquisas da UFG.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou: "A criação desse núcleo de pesquisa alterará a forma de trabalho e articulação entre ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar. É realmente um marco importante na história da UFG".
Agronomia
Ainda na mesma reunião, o Consuni aprovou a doação da construção do Centro de Convivência Estudantil na Escola de Agronomia (EA), por parte de uma empresa da iniciativa privada.
A proposta tramita desde 2019 e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Conforme a relatora da pauta, a professora Flávia Aparecida de Oliveira, pontuou que a criação desta edificação visa a melhoria das condições para toda a comunidade acadêmica da EA, assim como beneficiará a UFG como um todo. "É um cenário de oportunidade para usufruir e de crescimento para a Universidade".
O Consuni realiza, normalmente, um encontro mensal e as discussões podem ser acompanhadas em tempo real pela comunidade universitária através de endereço eletrônico disponibilizado no Portal da UFG no dia das reuniões.
资源: Reitoria Digital