Inteligência Artificial

Curso de publicidade abre chamada de trabalhos para e-book sobre blockchain e mídia

Em 26/08/22 11:51.

Data limite para envio dos textos é 28 de novembro de 2022

A tecnologia blockchain surgiu como a estrutura fundamental do bitcoin, primeira criptomoeda da história, criada em código aberto por Satoshi Nakamoto (pseudônimo) em 2009. Baseando-se em um modelo de prova de trabalho (proof-of-work) que envolve mineradores e usuários em uma rede descentralizada de validação de dados, o bitcoin inaugurou uma nova etapa na história da criptografia moderna, e a sua tecnologia de base vem expandindo-se em usos sociais os mais diversos. 

Hoje, observamos implicações relevantes da tecnologia blockchain não apenas na economia ou na gestão da informação e de dados, mas também na produção de bens culturais e artísticos, no direito, no marketing, na administração, no colecionismo, na logística ou na política - sendo possível supor, portanto, que a cultura do século XXI ainda será muito impactada pelas possibilidades criativas que as redes blockchain iniciaram há pouco mais de dez anos. 

O objetivo deste livro é reunir trabalhos resultantes de pesquisas atuais sobre os diferentes usos da tecnologia blockchain, destacando os seus aspectos comunicacionais e midiáticos. Trabalhamos com a perspectiva de que as redes de processamento distribuído, organizadas a partir de blockchain, vêm ocasionando um amplo processo de descentralização das relações sociais mediadas pela tecnologia na atualidade. 

Possivelmente, estamos no início de uma nova fase da cultura digital que pode vir a substituir os atuais protocolos de relacionamento em rede pelo padrão batizado de Web 3.0, em divergência com o modelo centralizado das Big Techs, o que permitirá aos usuários da internet maior autonomia e maior independência no controle de seus próprios dados e conteúdos. 

Esse processo certamente reflete a escalada da midiatização da cultura e da sociedade (Stig Hjarvard), ao mesmo tempo que atualiza as formas de representação da realidade no sistema dos meios de comunicação (Niklas Luhmann) e estabelece novas perspectivas sobre o que os media studies vinham chamando de esgotamento dos limites físicos do hardware para o processamento de dados digitais (Friedrich Kittler). 

Nesse cenário, temos especial interesse em entender - e imaginar - as possibilidades que estão em curso no começo dessa década, de modo que o livro proponha uma contribuição efetiva para o conhecimento das transformações culturais relacionadas ao blockchain, tanto no curto como no médio prazos. 

Alguns tópicos visados (mas não restritivos):

- Blockchain e arqueologia da mídia 

- Blockchain e games 

- Blockchain e memória 

- Blockchain e midiatização da cultura e da sociedade 

- Comunicação, blockchain e Big Data

- Comunicação, blockchain e inteligência artificial  

- Comunicação, blockchain e teoria das redes 

- Comunicação, blockchain e teoria dos sistemas 

- Comunicação, experiência estética e Non-Fungible Tokens (NFTs) 

- Criptomoedas, tokenização e marketing digital 

- Decentralized Autonomous Organizations (DAOs) e empresas de mídia 

- Ecologia das mídias e blockchain 

- Humanidades Digitais, mídia e blockchain 

- Mídia, cidadania e blockchain 

- Mídia, cultura e blockchain 

- Mídia, informação e blockchain 

- Mídia, NFT e comunicação 

- Mídia, NFT e direitos autorais

- Non-Fungible Tokens (NFTs) e novas práticas de consumo 

- Non-Fungible Tokens (NFTs), autenticidade e originalidade 

- Teoria da mídia (media studies) e blockchain 

- Usos de blockchain no combate a fake news 

A obra é uma realização do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) em parceria com o Media Lab da Universidade Federal de Goiás (UFG) e será publicada pelo Centro Gráfico Editorial da UFG (Cegraf/UFG) com selo próprio, ISBN e conselho editorial internacional do Media Lab/BR. 

Normas para submissão de capítulos para o livro

1. Serão aceitos textos em Língua Portuguesa, originais e preferencialmente inéditos, assinados por até 3 autores. Em caso de número maior de autores, anexar à submissão uma carta-justificativa que explique a participação dos autores na metodologia do trabalho. Em caso de textos não inéditos, inclusive traduções, anexar carta-justificativa explicando a intenção de republicar o trabalho. 

2. Os textos devem ser enviados em arquivo editável do Word ("doc" ou "docx") com margens superior e direita de 3 cm e margens inferior e esquerda de 2 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 para o corpo do texto e simples para citações e notas. O corpo do texto deve ter alinhamento justificado e fonte Times New Roman tamanho 12. Citações recuadas, legendas de imagens ou gráficos e notas de rodapé devem ter fonte Times New Roman tamanho 11. Títulos e subtítulos devem ser colocados em negrito, alinhados à esquerda, com fonte Times New Roman tamanho 12. Abaixo do título devem ser inseridos apenas os nomes dos autores e suas respectivas instituições de vínculo entre parênteses (quando houver), em fonte Times New Roman tamanho 12. Não devem ser inseridas notas de rodapé com dados biográficos. 

3. Os textos devem ter entre 10 e 15 páginas. 

4. Apenas imagens, tabelas, quadros ou gráficos essenciais para a argumentação dos trabalhos devem ser inseridos nos textos. Os arquivos das imagens devem ser enviados em anexo, no mesmo e-mail de submissão do texto, em formato "jpg" com ótima resolução. Imagens de baixa qualidade que prejudiquem a qualidade gráfico-visual da obra deverão ser substituídas ou excluídas durante o processo de editoração (os autores serão comunicados pelos organizadores a esse respeito). 

5. As citações devem obedecer à NBR 10520. As referências bibliográficas devem obedecer à NBR 6023. Gráficos, tabelas, quadros e imagens devem obedecer à NBR 14724. Um resumo das principais normas destes documentos da ABNT está disponível no seguinte arquivo, que pode ser utilizado como referência para a elaboração dos textos: 

https://www.dropbox.com/s/p6dow1mf05m638e/UFG%20-%20ABNT%202022%20-%20material%20da%20BC%20da%20UFG.pdf?dl=0 

6. Textos com problemas de formatação e adequação às normas indicadas no item anterior serão devolvidos para que os autores façam as adaptações necessárias antes da avaliação. 

7. A submissão deve ser realizada segundo o cronograma abaixo, enviando-se o texto e demais arquivos para o e-mail rodrigocassio@ufg.br. É obrigatório enviar, no e-mail de submissão, um arquivo separado com a biografia de cada um dos autores. Cada biografia deve ter até 800 caracteres e destacar a formação acadêmica e a atuação profissional do autor. Estágios de pós-doutorado não devem ser apresentados como títulos. 

8. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas para o e-mail rodrigocassio@ufg.br

Cronograma 


Data limite para envio dos textos

Até 28 de novembro de 2022

Divulgação do aceite para os autores

Até 5 de dezembro de 2022

Editoração (os autores serão contatados para possíveis revisões)

A partir de 5 de dezembro de 2022 até a data de lançamento 

Expectativa de lançamento do e-book

Primeiro trimestre de 2023

 

Fonte: FIC UFG

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