eméritos EVZ

EVZ celebra dois novos Professores Eméritos

En 07/07/22 11:38 .

Albenones Mesquita e Eurípedes Lopes receberam o título; Cerimônia também homenageou aposentados 

Texto: Carolina Melo

Fotos: Andréia Barra

A Universidade Federal de Goiás (UFG) celebrou no dia de ontem (06/07) a história da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) ao conceder o título honorífico de Professor Emérito aos docentes aposentados Albenones José Mesquita e Eurípedes Laurindo Lopes. Durante o evento, o reconhecimento do caminho trilhado pela unidade acadêmica foi realizado com a homenagem aos aposentados de 2010 a 2022.

A mesa diretiva foi formada pela reitora Angelita Pereira Lima, pelo vice-reitor, Jesiel Carvalho, pela diretora da EVZ, Maria Clorinda Soares Fioravanti, pela vice-diretora da EVZ, Ozana de Fátima Zacaroni, e pelos docentes Eugênio Gonçalves de Araújo e Marcos Barcellos Café. A cerimônia também contou com a participação dos músicos e acadêmicos da EVZ, Isabella Arantes e Matheus Mendes.

eméritos EVZ

Albenones e a carreira dedicada à pesquisa

O professor Albenones José Mesquita foi o primeiro a receber a honraria das mãos da reitora da UFG. A saudação ao professor foi realizada por Eugênio Gonçalves que, emocionado, apoiou-se no parecer do Conselho Universitário (Consuni) para destacar a rica atuação acadêmica do então professor emérito, marcada pela valorização do ensino, da pesquisa e da extensão entre 1981 e 2015. Em seu discurso, o professor Eugênio relembrou de forma especial a atuação do professor Albenones na construção e manutenção do Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA), “seu grande filho acadêmico”, e citou sua atuação administrativa tanto dentro da UFG, quanto em órgãos importantes na área da pesquisa, como no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Professor não foi só esse grande dínamo na área administrativa. Ele trabalhou de forma intensa no ensino, na pesquisa e extensão. Tive a honra de ser seu professor. E devemos muito a ele a consolidação do programa de pós-graduação em Ciência Animal, que se tornou um exemplo para outras unidades acadêmicas”, disse.

eméritos EVZ

Então professor emérito, Albenones José de Mesquita se disse muito honrado em receber o título e, de forma modesta, afirmou que, num primeiro momento, sentiu que “não merecia tamanha honraria”. “Minha dúvida maior é que sinto que poderia ter feito mais, gostaria de ter feito mais”, disse. Entre as indagações que fez a ele mesmo, ao saber que receberia a homenagem, uma delas foi “Por que a UFG resolveu me dar esse título?”. A pergunta fez com que o professor resgatasse sua rica carreira de atuação dentro da universidade. “Talvez, eu recebo hoje esse título, por conta da minha dedicação extrema ao ensino de graduação e pós-graduação. Talvez pela aproximação que fiz junto aos órgãos de fiscalização e regulamentação, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Anvisa. Talvez pela minha atuação marcante no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como CNPq, Finep, Capes. Pode ser também pela aproximação sem receio que fiz ao setor privado. Não tive medo de trabalhar com a iniciativa privada, fazendo uma extensão universitária muito forte. Acrescento ainda minha sólida formação. Talvez por esses motivos eu tenha despertado na universidade o interesse em me conceder o título”, disse.

Outras questões também se apresentaram ao professor Albenones, que também resgatou na memória os maiores desafios enfrentados ao longo de sua carreira, entre eles, a construção do Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA), que se tornou referência local, regional e nacional. “Mas pude fazer isso porque tive ajuda de muita gente. Aliás, ninguém faz nada sozinho”, disse. “Um outro desafio foi administrar por dois mandatos a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e auxiliar na administração Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)”, relembrou. O feito prazeroso, segundo professor Albenones de Mesquita, foi a criação do Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária, hoje EVZ. “Sinto uma satisfação enorme e agradeço por ter participado de um momento tão profícuo”. Ao final, o professor Albenones brincou com a sua excelente saúde aos 66 anos, hoje dedicada a sua família e encerrou citando Paulo de Tarso: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

eméritos EVZ

Eurípedes Laurindo Lopes e o ensino humanizado

Em consideração a sua destacada atuação na UFG, o professor Eurípedes Laurindo Lopes também recebeu a honraria do título de Professor Emérito das mãos da reitora Angelita Pereira Lima e teve a saudação do docente Marcos Barcellos Café, que destacou sua generosidade e atuação humanizada na EVZ, para além de sua intensa dedicação na pesquisa, no ensino e na extensão. “Vou falar da pessoa humana que é o professor Eurípedes Laurindo. Generoso e comprometido sempre se doou a essa Escola. Eurípedes era um diretor que sempre acolhia. Tinha a característica de negociar e conciliar os conflitos. E sempre colocou a Escola à frente da família. Nossa dívida com o professor é muito grande. Essa homenagem é pequena para expressar toda sua dedicação a essa unidade. Nos resta agradecer e parabenizar”, afirmou professor Marcos Café.

eméritos EVZ

Antes de iniciar sua fala, o professor emérito Eurípedes Laurindo Lopes pediu para que sua família se levantasse. “A vocês eu devo muito a homenagem que estou recebendo”, afirmou. E começou a recordar sua forte ligação com a UFG, que teve início em 1973, quando entrou como acadêmico, teve continuidade em 1978, quando atuou como professor auxiliar, e em 1982 quando assumiu o cargo de professor titular até sua aposentadoria em 2011. “Tudo foi ocorrendo muito rápido e não foi programado”, relembrou. Ao longo dos anos dedicados à Universidade, professor Eurípedes também destacou o quão o convívio familiar em muitos momentos foi penalizado. “Quantas vezes tive ajuda de outras pessoas para levar filho ao médico". A EVZ, segundo ele, estava no plano preferencial. “Tive a grata satisfação de ter sido professor de muitos que aqui estão”, disse. “Tenho a agradecer a instituição e a todos os meus colegas e quero dividir com vocês essa homenagem. Quem recebe sou eu, mas vocês tiveram participação nisso. Compartilho então com meus colegas e minha família”.

eméritos EVZ

A noite especial também teve a entrega de uma placa de agradecimento aos aposentados da EVZ de 2010 a 2022 Confira aqui a lista dos homenageados.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias