Representantes de Vianópolis estudam parceria com UFG
Intenção é organizar catadores em cooperativas, por meio de parceria com a Incubadora Social
Uma equipe do município de Vianópolis foi recebida no dia 28 de junho no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Goiás para discutir parceria com a Incubadora Social da UFG pensando soluções para o beneficiamento dos resíduos recicláveis no município. O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, o Coordenador da Incubadora Social, Fernando Bartholo e o Coordenador do Pólo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade, Carlos Hoelzel receberam a equipe.
O prefeito da cidade, Samuel Cotrim explicou o atual cenário do município e as ações necessárias para aprimorar a gestão dos resíduos sólidos, sendo a principal a organização dos catadores em cooperativas. Fernando Bartholo ressaltou que muitos prefeitos tem procurado a UFG como parceira neste trabalho e qual é o papel da Incubadora nessa organização, que pode ajudar a organizar o projeto de coleta seletiva na cidade, além da implementação e planejamento deste. Também destacou alguns passos necessários como o cadastramento destes catadores, bem como sua formação para o cooperativismo.
Em seguida, o professor Carlos Hoelzel também fez um rápido panorama de algumas possíveis ações que podem gerar rendimentos a partir dos resíduos orgânicos e também não orgânicos, como ações de compostagem e beneficiamento destes materiais no próprio município. Ao final, a equipe conheceu as instalações do Pólo e combinaram novas tratativas a partir do mês de agosto.
Fonte: Secom ufg
