O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 20220609_094612.jpg

Câmara Municipal de Goiânia recebe o projeto Politizar

Em 09/06/22 11:54.

Foram selecionados 35 estudantes, entre mais de 400, para participar de simulações legislativas 

Texto: Caroline Pires

A Câmara Municipal de Goiânia recebeu na manhã de hoje, 9/6, estudantes do ensino médio para mais uma edição do Politizar. O projeto seleciona estudantes para participarem de simulações no parlamento, com a apresentação e discussão de projetos de lei propostas por eles e seguindo os trâmites da casa. Os dias de atividade são uma oportunidade única para que os jovens possam conhecer todos os processos legislativos, visando mudar a realidade brasileira atual que, muitas vezes, os exclui a participação ativa da sociedade.

Aava Santiago, vereadora presidente da comissão de educação da Câmara Municipal, afirmou que se sentiu lisonjeada compor uma mesa só de mulheres, que em muito orgulham a casa. "Esse encontro presencial é muito emocionante. Iniciativas como essa são essenciais para democratizar a democracia. Ela precisa ser baralhada diariamente", afirmou. A parlamentar lembrou ainda sua trajetória na política e de quando foi prefeita mirim na cidade do Rio de Janeiro, aos 11 anos. "Vocês todos aqui que participam desse projeto estão vivendo um momento único de mudar a sociedade em que vivemos, que é incrivelmente machista e preconceituosa", concluiu.

 20220609_094612.jpg


A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, se mostrou confiante com o impacto do projeto a longo prazo. De acordo com ela, a iniciativa de um projeto como o Politizar se colhe anos após a sua realização e deve ser incentivado justamente pelo seu potencial transformador. "Eu quero parabenizar os 35 selecionados entre os mais de 400 inscritos. Desejo que vocês não percam essa grande oportunidade", afirmou. Segundo ela, a ação aponta também para a importância da cultura e arte, que devem ser consideradas como elementos chaves nesse processo de construção da cidadania. "Além de simular, esse ambiente pode ser transformado por vocês também fora da câmera, no ambiente onde vivem. O que fazemos aqui é a educação pela política e esta é a vacina de superar as ações para desmobilizar a presença de mulheres e da periferia neste espaço", defendeu. A reitora lembrou ainda que uma vida política plena envolve desde o que acontece na nossa rua até as discussões da Câmara Municipal. "Desejo dias de potência. Pois se vocês saírem daqui potentes de esperança, nos podemos esperar dias melhores", terminou o seu discurso.

Já a vice diretora da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Camila Moraes, lembrou do orgulho que possui da UFG e de quem ela forma, como a vereadora Aava que é egressa do curso de Ciências Sociais. O coordenador do Politizar, Diego Magalhães, se afirmou lisonjeado em estar cercado de mulheres fortes e ativas, em especial agradeceu os estagiários que colaboraram para que o projeto possa funcionar no dia a dia. "Trabalhamos sempre para que cada um dos nossos estudantes possam dar passos mais fortes e firmes do que nossos próprios professores. Nesse sentido, esperamos que vocês se tornem líderes e transformem nosso estado".

A primeira vereadora negra e quilombola da Cidade de Goiás, Elenizia da Mata de Jesus, também celebrou o encontro que demonstra a importância da diversidade. A vereadora lembrou da sua trajetória, que afirmou que sempre valorizou a educação. "Desde cedo eu tinha muita consciência de classe e sabia que esta dedicação era a minha única alternativa para superar. Digo tudo isso para convidar vocês a participarem da vida do Brasil", frisou. Ela concluiu sua fala lembrando da necessidade de que cada um leve essa bandeira para a sua rotina. Por fim, o vereador Anselmo Pereira, ressaltou a importância de projetos como este visando romper com o negacionismo e valorizar a ciência. "É uma honra compartilhar com vocês esse momento", finalizou.

Ainda na ocasião, Nathália Rodrigues representou a pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Luana Ribeiro. 

O que é o Politizar?

O Programa de Extensão Politizar é um projeto proposto pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e possui convênios com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e com a Câmara Municipal de Goiânia. O Politizar visa ser um programa de ensino, pesquisa e formação política que se caracteriza pelo pluralismo ao abrir espaço para a discussão e confronto de projetos de leis congruentes com diferentes plataformas político-partidárias. Ao invés de fazer uso de métodos didáticos tradicionais, tais como cursos, seminários ou fóruns, o Projeto Politizar se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora. Por meio de simulação das atividades parlamentares, os participantes são envolvidos na construção direta de leis, bem como, no encaminhamento de suas propostas para apreciação dos colegas.

A iniciativa tem como principal objetivo oferecer aos cidadãos, em especial aos estudantes universitários, sindicatos, ONGs, Movimentos sociais, alunos do ensino médio, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento. Além disso, visa aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e, assim, proporcionar experiências práticas do processo político brasileiro. O projeto se propõe ainda a utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino, onde o participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para apreciação dos colegas com base em processo semelhante ao do sistema legislativo adotado no Brasil. buscará através da criação de jogos, aplicativos, conteúdos nas redes sociais, revistas em quadrinhos e o podcast, aproximar a sociedade da política.

Anna Flávia Pires, estudante do colégio estadual Setor Palmito, cursa o 2º ano do Ensino Médio e ficou sabendo do projeto por meio da sua professora de português. "É a minha primeira vez aqui na câmara dos vereadores e eu estou com a expectativa muito alta para colaborar com sociedade. Quero saber como tudo funciona, tenho muito interesse pela política", afirmou.

 

 

 

Fonte: Secom, com informações do Politizar

Categorias: NOTÍCIA Notícias FCS Proec

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.