
Cepec volta a se reunir presencialmente após dois anos
Reuniões ocorreram remotamente em decorrência da pandemia de covid-19
Texto: Augusto Araújo
Fotos: Tiago Vechi
O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da UFG reuniu-se, no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia, nesta sexta-feira (3/6). A ocasião marcou o retorno presencial do Conselho após dois anos, visto que durante a pandemia da covid-19 os encontros foram realizados de forma remota.
Durante os informes iniciais, a reitora Angelita Pereira de Lima destacou como uma vitória a retirada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades públicas, das discussões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“É importantíssimo que discutamos sobre a gratuidade como um princípio constitucional e fundamental para manter a universidade como universidade, sem a segregação que essa PEC propõe, que é desmontar essa instituição que se chama ‘universidade pública brasileira’, calcada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Neste momento, esse tema está fora da pauta e nossa luta principal é pela recomposição do orçamento e desbloqueio dos recursos, feito no último dia 27 de maio”.
Angelita afirmou que os cortes financeiros geram impactos profundos que dificultam o cumprimento dos compromissos da Universidade até o final do ano e pontuou a necessidade de mudar a conjuntura política no país para conseguir reverter esse quadro.
A reunião também contou com a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; o Pró-Reitor de Graduação, Israel Trindade; além dos conselheiros membros do Cepec.
Quelle: Reitoria Digital