Marca UFG_notícia.png

Secom lança atualização do Manual de uso da Marca da UFG

Em 31/05/22 08:08.

Conheça o documento e colabore para a correta utilização da assinatura da universidade

Texto: Caroline Pires

Exercendo o papel de zelar pela imagem institucional da universidade, a Secretaria de Comunicação da UFG (Secom) lança a nova versão do Manual de Uso da Marca da Universidade Federal de Goiás. O objetivo é orientar a comunidade interna e externa sobre a correta aplicação da marca da instituição, definindo normas e técnicas indispensáveis para assegurar uma apresentação visível, legível e que valorize a universidade em quaisquer meios.
O diretor de Publicidade Institucional da UFG, Leonardo Rezio, explica que a atualização teve como base o documento original, “a partir da versão publicada em 2009 fizemos uma readequação completa, com a inclusão das assinaturas de todos os cursos de graduação, programas de pós-graduações, órgãos, diretorias e secretarias implementadas na nova gestão”, explicou. Já o secretário de Comunicação da UFG, prof. Salvio Farias, lembra que a diretoria de Publicidade Institucional está à disposição para orientar e atender demandas relacionadas a produção de material gráfico, impresso ou digital, prezando sempre pelo bom uso das marcas. “Entendemos que a comunicação institucional deve atuar em cada detalhe, voltada para expressar o papel social amplo da universidade na sociedade”, concluiu.
O Manual de Uso da Marca foi lançado em versão digital e poderá ser alterado em caso de alguma necessidade. As solicitações de inclusão ou exclusão de assinaturas pode ser solicitado pelo email: publicidade.secom@ufg.br

Histórico da marca
A primeira marca da UFG foi desenvolvida entre os anos de 1965 e 1966 e aprovada por uma comissão julgadora do então Egrégio Conselho Universitário. A marca escolhida abriu as portas para que a cor azul e a referência a colmeia fosse alicerçada como parte da história da UFG.
Em 2006, uma nova comissão julgadora se reuniu para redesenhar a marca da UFG, tendo como base a sua versão oficial. A versão vencedora foi contemplada com um prêmio durante as comemorações do 46o aniversário da UFG. A marca da universidade passou por uma reestruturação que continuou respeitando o antigo “escudo” e trouxe desdobramentos com o objetivo de reforçar o senso de atuação autônoma, dinamismo e respeito às diferenças.

Facilidades pro dia a dia
A Secom UFG conta com diversos documentos que podem auxiliar a comunidade universitária em questões relacionadas à comunicação na UFG. No site da Secom é possível acessar manuais e normativas que orientam os trabalhos que vão desde de redação para sites e documentos, passando por cerimonial de eventos e orientações para uso de redes sociais na universidade. Confira alguns deles:

Manual de cerimonial e protocolo
Manual de redes sociais
Manual de redação