O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
agm 2022

Professora da UFG toma posse na Academia Goiana de Medicina

Em 03/05/22 17:55.

Marta Franco Finotti é professora da Faculdade de Medicina e diretora da Maternidade Dona Íris

Fotos: Saulo Pantoja

Ginecologista, obstetra, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marta Franco Finotti, tomou posse na Academia Goiana de Medicina, em solenidade realizada no sábado (30/4), no Castro's Park Hotel, em Goiânia. Participaram do evento familiares e amigos da médica, além de autoridades e acadêmicos da AGM.

agm cerimônia
Professora da UFG, Marta Finotti, e o presidente da AGM, Natalino Peixoto em solenidade de posse 

 

 

A professora, que atua na docência há 35 anos e atualmente dirige o Hospital e Maternidade Dona Íris, passou a ocupar a cadeira de número 14 da AGM, que tem como patrono o anatomista Joaquim Abreu Teixeira, e que ficou vaga com a morte do cardiologista e também professor da UFG, Abrahão Afiune Neto. O convite e nomeação para ocupar uma cadeira na AGM ocorreu em 2020, mas a cerimônia de posse foi adiada por causa da pandemia de covid-19.

 

agm discurso convidado
Presidente da AGM, Natalino da Cunha Peixoto, declara aberta a solenidade de posse 

 

A solenidade foi oficialmente aberta pelo presidente da AGM, Natalino da Cunha Peixoto, que proferiu discurso sobre a importância das academias de Medicina na história e ao redor do Mundo. Ele foi seguido pelo acadêmico convidado para fazer o discurso de recepção à professora Marta Finotti, o escritor Heitor Rosa, a quem ela carinhosamente chama de “mestre dos mestres”.

Na sequência, discursaram o Secretário Estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, que representou o governador Ronaldo Caiado no evento, e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. A reitora ressaltou o empenho decisivo das universidades na produção e difusão da ciência, enfatizando o papel das mulheres nesse contexto de grande relevância social.

angelita agm
Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, enfatizou o papel das mulheres na produção e difusão da ciência

 

Por fim, Marta Finotti fez uso da tribuna, agradecendo a todos que participaram de sua vida e a ajudaram a chegar até este momento de reconhecimento profissional e acadêmico. “Irei me dedicar a honrar esta Academia, bem como lutar para as melhorias e transformações da Medicina e prestação de saúde aos goianos”, falou ela.

agm cadeira 14
Marta Finotti agradeceu a todos que contribuíram para que ela alcançasse esse reconhecimento

 

A professora disse que a Medicina é uma missão, que vai muito além do exercício da profissão. Ocupando o cargo de diretora-geral do Hospital e Maternidade Dona Íris, desde abril de 2021, ela disse que esse tem sido um desafio diário, mas que tem enfrentado com coragem, persistência e apoio de muitos profissionais competentes e qualificados de todas as áreas da administração e da saúde.

 

 

Fonte: Secom

Categorias: Notícias FM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.