doutor honoris causa araucária

Direito Agrário comemora o Doutoramento Honoris Causa do "Araucária"

Em 02/05/22 23:14.

Professor Carlos Marés recebeu a honraria por sua extensa trajetória em defesa dos povos tradicionais

Texto: Luciana Santal

Imagens: Andréia Barra

Angelita entrega título
Reitora Angelita Lima entrega título de Doutor Honoris Causa a Carlos Marés

 

A noite da sexta-feira (29/4) no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi marcada por rememoração e aplausos à história marcante do professor Carlos Frederico Marés de Souza Filho, também conhecido como Araucária. Nascido no estado do Paraná, ele chegou a Goiás depois de percorrer outros países, como Uruguai, Chile e Venezuela, com o intuito de contribuir com os povos tradicionais e suas defesas das terras em que habitam. 

Agora, em 2022, o professor recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela universidade e pode ressaltar: “Se eu pudesse escolher, seria nessa universidade em que eu faria o meu doutorado e em Direito Agrário. Num passe de mágica, realizou-se meu sonho. Eu vou levar esse título com tanto orgulho que algumas pessoas podem me olhar e dizer ‘Ali caminha um homem orgulhoso’, coisa que nunca fui! É uma honra muito grande ser doutor Honoris Causa por essa Universidade”. Doutor Honoris Causa é o título máximo dado a personalidade da sociedade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. 

doutor Honoris Causa Marés
Professor Carlos Marés agradece a concessão do título

 

Para a entrega da honraria, juntaram-se, à mesa diretiva da sessão solene, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Direito (FD), José Querino Tavares Neto e Sílzia Alves Carvalho; a coordenadora do Programa de pós-graduação em Direito Agrário (PPGDA), Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega. O ex-vice-reitor da UFG e docente da FD, Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, acompanhou o homenageado até a mesa ao som de “O trenzinho do caipira”. A cerimônia foi realizada no Núcleo Takynahaky de Formação Superior Indígena, local escolhido para abrilhantar ainda mais o momento, já que o professor é conhecido por seu trabalho como advogado dos povos indígenas desde 1980. 

“Faço essa saudação ao professor Marés em nome de toda a comunidade acadêmica da UFG”, iniciou sua fala, Maria Cristina Vidotte, que contou sobre a trajetória do homenageado desde a época em que era liderança estudantil na universidade, aos 21 anos de idade, como também sobre os desafios enfrentados durante as ditaduras militares do Brasil e do Chile, um dos países onde ele viveu. Em 1979, voltou ao Brasil, lugar em que defendeu causas sociais e povos tradicionais, como quilombolas e indígenas. 

saudação vidotte
Maria Cristina Vidotte faz saudação ao homenageado

 

O diretor da FD, José Querino, também foi convidado a discursar sobre e para o professor Marés: “Um militante dos direitos dos povos indígenas e tradicionais. O socioambientalismo talvez fosse efêmero, não existisse sua contribuição acadêmica e exemplo pessoal. Receba os parabéns da Faculdade de Direito de forma muito carinhosa. Muito obrigado por estar aqui conosco hoje”.

diretor FD José Quirino
José Querino parabeniza o professor Carlos Marés

 

 

Para encerrar a cerimônia, a reitora Angelita enfatizou que os presentes eram testemunhas de uma história que se vincula à da Universidade Federal de Goiás. E se dirigiu ao professor Carlos Marés: “Obrigada por emprestar sua trajetória e seu repertório intelectual, pessoal e sua memória política para a UFG”. Também falou sobre o protagonismo da universidade em relação às políticas de ações afirmativas com a instituição do programa UFG Inclui, que garante uma vaga a mais em todos os cursos para alunos indígenas e quilombolas. 

 

reitora Angelita DHC
Angelita agradece ao homenageado por compartilhar memórias com a UFG

 



 

Fonte: Secom

Categorias: FD Notícias