UFG recebe secretário de gestão do trabalho e da educação na saúde
Secretaria tem parceria estratégica com a universidade
Texto: Mariza Fernandes
Fotos: Carlos Siqueira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), uma comitiva da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. O titular da Secretaria, Hélio Angotti, realizou a visita acompanhado pela diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Musa Melo, do diretor do Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde (DEGTS), Vinícius Azevedo, e demais integrantes da Secretaria.
Na ocasião, a UFG apresentou os resultados de alguns dos projetos que são desenvolvidos em parceria com a SGTES. “Foi um encontro muito produtivo porque pudemos, apesar da agenda apertada, mostrar o quanto os projetos já entregaram e o quão importante são esses resultados para instrumentalizar as tomadas de decisão da SGTES”, afirmou o secretário de planejamento, avaliação e informações institucionais da UFG, Vicente da Rocha Soares Ferreira.
O secretário da SGTES, Hélio Angotti, afirmou que as expectativas da equipe em relação aos resultados eram altas e foram superadas. “Gostei muito do que eu vi. Além de tudo o que queríamos, eu vi que há potencial para muito mais, para uma parceria que vai mais além da perspectiva inicial. Temos muita coisa para melhorar no SUS com a ajuda de vocês”, declarou. Segundo o secretário, a parceria com a UFG tem o objetivo de estabelecer parâmetros para o planejamento do futuro do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós conhecíamos as competências desenvolvidas e a inovação da UFG. Buscamos essa parceria estratégica e hoje temos aqui praticamente toda a alta gestão nacional da secretaria. Isso mostra como valorizamos essa parceria”.
Projetos
O trabalho conjunto entre a UFG e a SGTES teve início em 2019, com um projeto de mapeamento da educação em saúde na modalidade EAD. A iniciativa resultou em novos projetos, que entraram em execução a partir de 2020, como o Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde (SIMAPES), o Dimensionamento da Força de Trabalho em Regiões de Saúde no Brasil, o Fortalecimento das Residências em Saúde e a Certificação de Competências em Saúde. Os três últimos são desenvolvidos no Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS / UFG), coordenado pelo professor Cândido Vieira Borges Junior.
A comitiva visitou a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), o Centro Regional de Tecnologia e Inovação (CRTI), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Agência UFG de Inovação, onde foi recebida pela pró-reitora de pesquisa e inovação da UFG, Helena Carasek, pelo diretor executivo da Funape, Orlando Afonso Valle do Amaral, e pelo vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho. O vice-reitor falou sobre a importância da parceria. “Sem dúvida nenhuma, essa parceria da universidade com as estruturas de governo é extremamente importante. Essas estruturas sofrem uma pressão muito grande por respostas e por ações rápidas, e eu tenho convicção de que o suporte da Universidade contribui para o planejamento e a definição de medidas e ações estratégicas nos ministérios e na estrutura do governo, de maneira geral. É algo que pode ser muito profícuo para o país. Do ponto de vista da UFG, é algo que nós prezamos muito”, afirmou.
Fonte: Secom UFG
