Universidade Federal de Goiás explica passo a passo para o SiSU 2022
UFG utiliza a nota do Enem 2021 para selecionar novos estudantes para 96 cursos da Instituição
Com a divulgação do resultado do Enem 2021, está chegando a hora de participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. O primeiro passo é fazer a inscrição no período de 15 a 18 de fevereiro de 2022 (de terça a sexta-feira da próxima semana), por meio do site Sisu MEC (www.sisu.mec.gov.br), selecionar entre as opções cursos da UFG e conferir as opções de participação. No momento da escolha dos cursos é preciso ficar atento, pois se o candidato foi aprovado em uma das opções, não será selecionado novamente
A UFG lembra ainda que 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência (para qualquer estudante que fez o Enem 2021) e 50% das vagas para a Lei de Reserva de Vagas (cotas), para quem fez o Enem 2021 e cursou todo o ensino médio em escola pública.
Para ficar bem informado, confira as principais perguntas e respostas sobre o tema
1) Quem pode participar do SiSU UFG 2022?
Resposta: Quem fez a prova do Enem 2021.
2) Quando e como fazer a inscrição?
Resposta: No período de 15/2/22 a 18/2/22, acessar o site www.sisu.mec.gov.br, selecionar entre as opções cursos da UFG e conferir as opções de participação.
Atenção
Cuidado na escolha dos seus cursos, pois se você foi aprovado em uma das opções, você não será selecionado novamente.
Lembrando ainda que 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência (para qualquer estudante que fez o Enem 2021) e 50% das vagas para a Lei de Reserva de Vagas (cotas), para quem fez o Enem 2021 e cursou todo o ensino médio em escola pública.
3) Quais as opções de participação no SiSU?
Resposta: AC - Candidato que não se enquadra em nenhum critério de reserva de vaga;
RI - Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;
RI-PPI - Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena (PPI);
RI-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;
RI-PPI-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
RS - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;
RS-PPI Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena;
RS-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;
RS-PPI-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.
4) Em qual local posso encontrar a documentação para a matrícula?
Resposta: No Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFG que será publicado no dia 21/02 no site www.sisu.ufg.br.
5) Como funciona a verificação dos requisitos da Lei de Reserva de Vagas (Lei de Cotas)?
Resposta: Caso escolha uma das opções de renda inferior a 1,5 salário mínimo e meio per capita, a renda familiar será comprovada por documentação, com regras estabelecidas pela instituição e documentos mínimos exigidos pela Lei de Reserva de Vagas, que serão analisados em entrevista realizada pela Comissão de Análise da Realidade Socioeconômica.
A comprovação da cor (preto e pardo) será por autodeclaração e será analisada em uma entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFG.
A comprovação da etnia indígena será por autodeclaração e documentos informados no Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFG 2022 também por meio de entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFG.
A Comissão de Verificação da Condição de Deficiência verificará em uma entrevista se a documentação apresentada é coerente com as características da deficiência.
Em todas as opções de participação pela Lei de Reserva de Vagas é necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio (1º, 2°, 3º e 4º ano, no caso dos institutos federais) em escola pública. A verificação da documentação de escola pública será realizada pela Comissão de Escolaridade.
6) Quando vai ser divulgado o resultado da 1ª chamada (chamada regular publicada no site www.sisu.mec.gov.br)?
Resposta: em 22/2/22
7) O que fazer se for aprovado na 1ª chamada?
Resposta: A primeira fase da Matrícula na UFG é on-line. Há a confirmação de vaga on-line, de 23/2/22 até às 17h de 8/3/22 no endereço eletrônico www.sisu.ufg.br, que é obrigatória.
8) Não foi aprovado em 1ª chamada em nenhuma de suas opções? E agora?
Resposta: Não esqueça que é necessário fazer a inscrição na Lista de Espera SiSU no site www.sisu.mec.gov.br, no período de 22/2/22 a 8/3/22. Neste caso, o candidato deverá escolher uma das opções de curso que foi selecionada no momento da inscrição.
Fonte: Secom UFG com informações do CGA/Prograd