
Parceria entre Incra e UFG viabiliza formatura de agricultores em Direito
Solenidade vai ser transmitida pelo canal do YouTube UFG Oficial
Texto: Assessoria de Comunicação Social do Incra Goiás

Os 44 formandos da segunda turma especial do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), colam grau na sexta-feira (11/2). A cerimônia é virtual e pode ser acompanhado via internet, a partir das 19 horas, no canal do Youtube UFG Oficial. Em março de 2022 serão realizadas as solenidades presenciais dos ritos de formatura, como colação presencial.
Educação e transformação
Gratidão. Esse é o sentimento da formanda Sara Mikaele Santos de Paula, de 25 anos. Para Sara, assentada no Mata do Baú, em Goiás, estudar Direito pelo Pronera na UFG foi desafiador e ao mesmo tempo transformador. "Uma experiência que me tornou uma profissional de fato e de direito e, também, uma pessoa com consciência social e política", afirmou. Ela diz que não vai esquecer sua trajetória de estudo em escolas rurais e colégios públicos quando começar a advogar.
Outro jovem cheio de expectativas é Vitor Costa Silva, de 23 anos, também formando da segunda turma. Natural de Faina (GO), filho de agricultores familiares, ele pretende montar um escritório com colegas de turma. "Quero advogar nas áreas cível, de família, previdência e do consumidor. Estudar Direito mudou minha visão de mundo”, assegura. O rapaz já está matriculado na Pós-Graduação em Direito Civil oferecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional.
A formanda Letícia Garces de Souza, 41 anos, assentada no Padre Felipe Ledder, em Goiás, acredita que fazer Direito foi um “divisor de águas” em sua vida. “Permitiu ter acesso ao conhecimento e à dignidade. Sou muito mais consciente de direitos”, afirma. Ela diz que quer trabalhar para promover justiça social, pelos direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.“Quero retribuir à comunidade o que me foi dado graças à luta do povo do campo”, revela.
Histórico
Esta turma especial de Direito teve aula inaugural em dezembro de 2015. É a segunda vez que a universidade, via Câmpus Goiás, recebe uma turma na área voltada para o público da reforma agrária e agricultura familiar. A primeira colou grau em 11 de agosto de 2012.
Saiba mais
Direito do Pronera/Incra inicia período letivo com seminário de chegada da segunda turma
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra Goiás
Categorias: Notícias Cêmpus Goiás Câmpus Goiás