UFG vai oferecer pós em Atendimento Aeroespacial
Curso da FEN vai atender exigência para profissionais que prestam o serviço no País
Texto e fotos: Fabrício Soveral

A Reitoria da UFG recebeu a visita da major Elaine Monteiro, enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, e de gestoras da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade, na segunda-feira (31/1). O objetivo foi discutir o curso de pós-graduação lato sensu em Atendimento Aeroespacial, que será oferecido pela UFG através da FEN.
Elaine, representante do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), explicou que existe demanda pelo curso no país. Em dezembro de 2020, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou uma resolução exigindo a especialização para os enfermeiros que atuam no atendimento aeroespacial. A mesma resolução indicou um prazo de 36 meses para que eles atendam essa exigência e possam seguir realizando o trabalho.
A professora Claci Rosso, ex-diretora da FEN, explicou que o planejamento para oferecer o curso iniciou no ano passado, com articulação fundamental da major Elaine. O projeto foi tramitado e o curso já está cadastrado no e-MEC. Claci disse que a especialização deverá ter carga horária de 400h, vai abrir 110 vagas (público-alvo principal: enfermeiros e médicos bombeiros militares) e que as inscrições serão abertas entre março e abril.
A reitora Angelita Pereira de Lima destacou que o fortalecimento da pós-graduação na UFG é uma das metas da nova gestão e cursos como esse, em Atendimento Aeroespacial, respondem imediatamente a uma demanda na sociedade e têm impacto na vida das pessoas.
Também participaram da reunião as atuais diretora e vice-diretora da FEN, Camila Caixeta e Natália Aredes, e a assessora especial do Gabinete da Reitoria, Sandramara Matias.

资源: Reitoria Digital
