Centro de Eventos e FEN sediam campanha de incentivo à vacinação
Iniciativa faz parte das ações para retorno gradual e seguro das atividades presenciais em 2022
Texto: Versanna Carvalho
Fotos: Carlos Siqueira
O combate à pandemia de covid-19, a proximidade do retorno às atividades presenciais da Universidade Federal de Goiás (UFG) a partir de 17 de janeiro de 2022 e a recém-aprovada exigência de passaporte de vacinação pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFG estão entre os fatores que motivaram o lançamento da campanha de incentivo à imunização "Vacinação UFG contra a Covid-19”, na terça-feira (7/12).
Para a campanha, foram montados dois pontos de vacinação na Universidade: um no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, e um na Faculdade de Enfermagem (FEN), no Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia. A FEN conta com uma sala de vacinação, que há cerca de um mês iniciou o atendimento à comunidade universitária (docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação) com vacinas contra a covid-19. A ação está sendo realizada a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.
A vacinação de terça-feira contou com diferentes públicos. Desde pessoas com mais de 18 anos que estavam procurando pela primeira dose, até membros da comunidade acadêmica que queriam tomar a segunda ou a terceira dose da vacina. A Hayanne Carrim é filha de uma servidora da Universidade. Ela conta que a mãe ficou sabendo pelo sindicato e aproveitou para tomar a segunda dose, juntamente com a irmã.
O prestador de serviços terceirizados na Escola de Agronomia da UFG, Otoniel Souza Maia, deu uma pausa no trabalho para tomar a dose de reforço do imunizante. Ele ficou sabendo da ação na semana pelos colegas de trabalho. "Eu aproveitei para vir hoje vacinar, pois já está no prazo".
O perfil oficial da UFG no Instagram (@ufg_oficial) ajudou o graduando em Agronomia, Daniel Borges, a saber onde poderia tomar a segunda dose da vacina. "Eu estava em dúvida do local", conta. Ao ser perguntada a sua opinião sobre o passaporte da vacina para a UFG, Daniel disse achar "interessante porque a vacinação é necessária".
Demanda da comunidade
Durante a abertura da vacinação, o reitor da UFG, Edward Madureira, falou sobre a aprovação do passaporte da vacina por 96% dos conselheiros presentes à reunião do Consuni em 26 de novembro último, a partir de demandas trazidas pelas entidades representativas dos docentes, técnico-administrativos e discentes.
"Vamos enfrentar do nosso jeito e a nossa base é a pedagógica. Não estamos aqui para punir, mas para sensibilizar para o óbvio ululante de que a vacina faz toda a diferença. Vamos ter que conviver com sabedoria, oferecendo vacina e fazendo campanhas educativas sobre a importância da vacinação para a coletividade", afirma Edward que cita pesquisas internas, segundo as quais mais de 80% da comunidade acadêmica está com o esquema vacinal completo ou perto de ser completado.
A coordenadora do grupo de trabalho da Saúde (GT Saúde) e pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Silva, destaca que o GT atua em várias frentes e que uma delas é dedicada a viabilizar o retorno ao presencial possível com a vacinação. "A campanha está sendo possível porque todos se somaram ao desejo de erradicar o vírus. Esse é um grande chamado à vacinação. A ideia é que tenhamos outros chamados em outros dias", destaca.
Pontos de vacinação
O evento teve a participação da secretária-executiva da SMS e professora da FEN UFG, Luana Ribeiro, e do titular da pasta, Durval Ferreira Fonseca Pedroso. Ele falou sobre a importância da campanha de incentivo à vacinação da UFG e enfatizou que a SMS sempre acreditou na vacina como um bem para a humanidade e que sempre pautou suas ações pela técnica, ética e responsabilidade.
"Goiânia tem hoje 67 pontos de vacinação contra a covid antes que o Ministério da Saúde sinalizasse sobre isso no calendário vacinal", observa. Durval disse ainda que conta com a FEN e a UFG para atingir até 22 de dezembro próximo a marca de 70% de vacinados entre a população de Goiânia.
Campanha
A campanha "Vacinação UFG contra Covid-19" é uma das ações promovidas pelo GT Saúde, que trabalha em parcerias com outras frentes na UFG para promover um retorno seguro das atividades de ensino de forma gradual e presencial a partir do mês de janeiro. A ação conta ainda com a organização da FEN, apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo).
Estão sendo ministradas a primeira e a segunda dose para os grupos etários que estão aptos a serem imunizados. Já a terceira dose está sendo oferecida para as pessoas acima de 18 anos, desde que a última vacinação tenha ocorrido há mais de cinco meses. O horário de vacinação começou às 9h e se estende até às 16h, nos seguintes locais:
Modalidade Drive Thru
Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia
Modalidade pedestre
Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem - Rua 227, Q.68, S/N. Setor Leste Universitário
Para se vacinar é necessário apresentar documento pessoal com foto e, para segunda dose ou terceira, o comprovante de vacinação. A vacinação é para todos os estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados da UFG.
Rádio Universitária
Ouça a entrevista do reitor Edward Madureira para Rádio Universitária sobre a importância da vacinação, clicando aqui.
Saiba mais
UFG realiza campanha de incentivo à vacinação contra a covid-19
Consuni aprova exigência do passaporte de vacinação na UFG
Live orienta sobre ampliação das atividades presenciais na UFG
Vice-reitora diz que UFG busca uma forma de exigir a comprovação de vacina
GT Saúde discute monitoramento da covid-19 no retorno presencial
Vacinar é cuidar de si e do outro
UFG prepara retomada segura das atividades de ensino presenciais
Consuni aprova ampliação das atividades presenciais a partir de 2021/2
Source: Secom UFG
Catégories: Notícias FEN GT Retorno Presencial