A21-REITORIA-342_-_BANNER_3000X1042PX_-_Retomada_das_aulas_presenciais-01.jpg

UFG prepara retomada segura das atividades de ensino presenciais

Em 27/10/21 10:14.

Grupos de trabalho se dedicam para promover o retorno gradual e integral a partir de 17/01/2022

Desde a deflagração da pandemia da covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, a Universidade Federal de Goiás (UFG) não parou um só dia sua rotina. Seja de forma híbrida, remota ou enfrentando as dificuldades impostas pela emergência sanitária, a Universidade se organizou para que as atividades pudessem ser realizadas sempre de forma responsável e prezando pela saúde, física e mental, da comunidade.

Neste sentido, foram instituídos Grupos de Trabalhos específicos que se debruçaram sobre as áreas de Diagnóstico, Informação e Comunicação, além de Saúde, Ensino e Infraestrutura. Para proporcionar à comunidade acadêmica ainda mais transparência e acesso à informação foi lançado na quarta-feira (27/10), o retomada.ufg.br. O site reúne em um só lugar normativas, orientação para casos suspeitos e material gráfico para ser utilizado nos espaços físicos da universidade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, explica que as estratégias são traçadas a curto, médio e longo prazo, visando que a transição das atividades remotas para as presenciais sejam realizadas da melhor forma possível. “O mote da nossa campanha é Cuidar de si é Cuidar do outro justamente para lembrar que as orientações da área da saúde devem ser seguidas de forma a garantir a ampliação das atividades presenciais de maneira segura”, destacou.

A Resolução Consuni nº 90 dispõe sobre a ampliação segura e gradual, na forma presencial, das atividades escolares e acadêmicas na UFG, a partir de outubro de 2021. Além disso, a Resolução Consuni nº 89 franqueia regras do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) durante o período de pandemia. Vale destacar que diversas outras ações serão desenvolvidas nos próximos meses para acolher toda a comunidade neste momento de retomada. Além do site, as informações serão divulgadas ainda no Portal UFG e nas Redes Sociais oficiais da Universidade.
Em caso de dúvidas, os GT estão à disposição para atendimento por email:

GT Diagnóstico - gtdiagnostico@ufg.br
GT Infraestrutura - gtinfra@ufg.br
GT Saúde - gtsaude@ufg.br

Retorno de servidores ao regime presencial

Zelando acima de tudo pela preservação da saúde da comunidade e pelas medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública da covid-19, a universidade elaborou a Portaria nº3.240, com o objetivo de orientar e estabelecer as ações necessárias para que o processo de retorno ao trabalho presencial se dê de forma gradual e segura, culminando no retorno da totalidade de servidores em regime presencial em 17 de janeiro de 2022, excetuando os servidores que se enquadram em situações previstas no artigo 4º da Portaria citada.

O documento postula que as atividades deverão ocorrer de forma segura e planejada, visando à mitigação da transmissão da covid-19 nos ambientes laborais. Para isto, a portaria elenca, além da adoção de protocolos de segurança recomendados por autoridades sanitárias, medidas como a correta distribuição da força de trabalho presencial pelos ambientes e a flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho dos servidores.

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, entende que esse retorno deve ser avaliado de maneira criteriosa. “Estamos providenciando uma série de adequações para que a volta ao presencial da comunidade acadêmica se dê, neste momento, de forma híbrida, prezando pela qualidade e com a melhor estrutura que for possível oferecer, inclusive do ponto de vista piscológico”, destacou o reitor.

Vale salientar que servidores que apresentem condições ou fatores de risco determinados pelo documento deverão permanecer no trabalho remoto, mediante preenchimento de formulário específico.

Confira na íntegra:

Resolução Consuni Nº 89

Resolução Consuni Nº 90

Portaria nº 3.240, de 15/10/2021

Instrução Normativa nº 90, de 28 de setembro de 2021, do Ministério da Economia (ME)

Fonte: Secom

Categorias: Notícias Covid- 19 GT Retorno Presencial