Guia da Faculdade 2021

UFG tem maior número de cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade Goiás

Em 26/10/21 19:59.

De 77 graduações, 9 receberam 5 estrelas, 55 conseguiram 4 estrelas e 13 obtiveram 3 estrelas

Guia da Faculdade 2021
UFG recebeu o selo de instituição com mais cursos 5 estrelas em Goiás

A edição 2021 do Guia da Faculdade, do jornal O Estado de São Paulo e da plataforma Quero Educação, apresenta bom desempenho dos cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dos 77 cursos da Instituição analisados no ranking, 9 receberam conceito 5 estrelas (excelente), 55 conseguiram 4 estrelas (muito bom) e 13 obtiveram 3 estrelas (bom), totalizando 77 graduações positivamente avaliadas nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Os organizadores do levantamento enviaram para a UFG o selo "Instituição com mais cursos 5 estrelas em Goiás - Guia da Faculdade 2021" que chancela uma das conquistas da Universidade neste ano.

Os nove cursos que obtiveram 5 estrelas, considerados excelentes, são Filosofia (licenciatura), Ciências Biológicas (licenciatura), Filosofia (bacharelado), Sistemas de Informação (bacharelado), Nutrição (bacharelado), Geografia (licenciatura), Geografia (bacharelado), Química (bacharelado) e Letras  - tradução e interpretação em Libras-Português (bacharelado).

Na opinião do pró-reitor adjunto de Graduação (Prograd) da UFG, Israel Elias Trindade, esta "avaliação comprova que, mesmo durante a pandemia, a UFG zelou pela qualidade dos seus cursos". Ele também observa que, embora não seja uma avaliação oficial, torna-se relevante em virtude do alcance pelo fato de ser oferecida por um veículo de circulação nacional. "Muitos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acabam acessando mais esse tipo de avaliação do que os oficiais como nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que têm sua divulgação limitada a sites específicos", comenta.

Metodologia

De acordo com informações obtidas no site Guia da Faculdade, foi utilizada uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Em um primeiro momento, todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. Os cursos que decidem participar devem atender aos seguintes requisitos: ter a titulação de bacharelado ou licenciatura, ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados; e ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.

Sete cursos da UFG obtêm 5 estrelas do Guia da Faculdade 2020

Fonte: Secom UFG