Consuni aprova ampliação das atividades presenciais a partir de 2021/2
Aulas do próximo semestre letivo da UFG poderão ser nos modos remoto, híbrido ou presencial
Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução RNP
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, em reunião nesta sexta-feira (1/10), uma resolução que dispõe sobre a ampliação segura e gradual das atividades escolares da educação básica e das atividades acadêmicas do ensino superior da UFG. A partir da nova normativa, as atividades poderão ocorrer de forma presencial, híbrida ou remota e a oferta de atividades presenciais será ampliada a partir do dia 17 de janeiro de 2022, respeitando-se os limites impostos pela resolução.
A ampliação da oferta de aulas e atividades presenciais deverá obedecer critérios estabelecidos pelo documento, como obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (máscaras), higienização de espaços e distanciamento mínimo entre os participantes.
Juntamente à resolução, também estará publicado um Apêndice com as recomendações do Grupo de Trabalho de Saúde da UFG para o retorno gradual das atividades nas unidades acadêmicas, unidades acadêmicas especiais, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) e órgãos da Instituição. Esse documento traz recomendações gerais, diretrizes para implantação das comissões para planejamento do retorno gradual seguro, orientações para o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 na comunidade universitária e recomendações para ações de acolhimento no campo da saúde emocional na retomada das atividades presenciais.
O documento, apresentado pela pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi, foi debatido entre os conselheiros e as contribuições sugeridas por eles foram incorporadas à Resolução. O reitor Edward Madureira agradeceu e afirmou que a gestão procurou trabalhar pensando nas pessoas: “Ainda temos um planejamento muito longo pela frente. Qualquer sinal de que o que a gente está implementando pode não dar certo, não teremos dificuldade nenhuma em recuar. Mas, para recuar, temos que entrar na fase de planejamento e não tem como entrar no planejamento sem essa instrução normativa”.
A íntegra da instrução normativa e anexos serão publicados na semana que vem, no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (soc.ufg.br) e no site da Pró-Reitoria de Graduação (prograd.ufg.br).
Saiba mais
Apresentada proposta de normativa para ampliação do presencial
GT propõe critérios para a retomada das aulas presenciais em 2021/2
Semestre 2021/2 pode ser de transição entre remoto e presencial
Grupo de Trabalho relata evolução no planejamento do retorno presencial na UFG
Grupo de Trabalho avança nas discussões para o retorno presencial na UFG
Source: Reitoria Digital
Catégories: Notícias Reitoria Prograd GT Retorno Presencial