Professora Emérita - Divina das Dores de Paula Cardos

Divina das Dôres de Paula Cardoso recebe título de Professora Emérita

Em 01/10/21 15:09.

Por sua luta pela pesquisa e pós-graduação, docente é homenageada com honraria

Texto: Isabela Cintra

Fotos: Reprodução YouTube UFG Oficial

Professora Emérita - Divina das Dores de Paula Cardoso (2)
Determinação da docente lhe rendeu a alcunha de 'Incansável Divina'

Pioneira, admirável, amiga, parceira, dedicada, inspiradora. Essas foram algumas palavras utilizadas para descrever a docente aposentada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Divina das Dôres de Paula Cardoso, durante a cerimônia de entrega de título de Professora Emérita da Universidade Federal de Goiás (UFG). A professora Divina foi homenageada, na terça-feira (28/9), com a titulação, por sua dedicação máxima à Universidade e pioneirismo na área de virologia, pesquisa, pós-graduação e na área administrativa da UFG.

A presidente da comissão de concessão do título emérito e docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Célia Maria de Almeida Soares, destaca que a professora Divina foi a responsável pela implementação da disciplina de Virologia na Universidade, sendo que, até hoje, a única universidade de Goiás a ter um setor de virologia é a UFG. Além da “participação na administração da UFG extraordinária”, ressalta. Divina das Dôres foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação entre os anos de 2006 e 2013. “A professora Divina, de forma incansável, conseguiu feitos admiráveis para a universidade. Na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], a Divina era conhecida como a ‘incansável Divina’, por ser uma pessoa presente, lutando por bolsas, pela implantação de novos programas de pós-graduação”, relembra.

Um dos exemplos desses feitos foi a implantação da primeira rede de pós-graduação do Centro-Oeste. De acordo com a professora Célia Maria de Almeida, a professora Divina, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementou o Programa Centro-Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação que envolvia uma rede de pesquisa e a criação de um programa multi-institucional da região em biotecnologia.

Professora Emérita - Divina das Dores de Paula Cardos
Divina: satisfação com reconhecimento da instituição a qual se dedicou com devoção

Em nome do IPTSP, o diretor da unidade acadêmica, José Clecildo Barreto, agradeceu a dedicação da professora à educação, à gestão e ao crescimento da UFG como instituição de ensino de referência nacional. Ele também destacou a contribuição da professora Divina na implementação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Para a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, além de ser uma grande amiga, a professora Divina lhe passou grandes ensinamentos, profissionalmente e como ser humano. Ela destaca a dedicação integral e qualidade no trabalho da homenageada, em todas as áreas que já atuou, seja como professora, pesquisadora, gestora, como pessoa que desenvolve ciência de qualidade e como pessoa.

Depois das homenagens e relatos, a homenageada Divina das Dôres, durante sua fala, enfatizou sua satisfação em receber o título de Professora Emérita da UFG, instituição a qual se dedicou "devotamente com muita alegria e satisfação pessoal". Ela destaca que seu discurso é sobre agradecimento apenas. Agradeceu seus pais, seus familiares, sua família, amigos, todos os colegas de trabalho, a Fundação Oswaldo Cruz, ao Programa de Iniciação Científica, ao reitor Edward Madureira, a todos que compuseram a mesa diretiva, técnicos do laboratório de virologia, “aos companheiros da minha querida virologia”, entre outros.

Durante seu agradecimento, ela também ressaltou o orgulho que sente de todos os seus alunos da graduação, da especialização, do mestrado e doutorado. “Ressalto que minha alegria de docente não se atinha apenas às pesquisas e orientações. De todos os alunos, dos diferentes cursos da UFG: Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Medicina, Biologia, Biomedicina em que ministrei aulas de Virologia, guardo as mais belas lembranças. Nunca tive um dia, uma aula em que houve qualquer indisposição, mal-estar, entre mim e qualquer aluno. Quero agradecer a todos os meus alunos. Todos absolutamente importantes na minha vida.”

A professora emérita finaliza ressaltando a importância do título. “Para mim, representa o reconhecimento do carinho e consideração de cada um dos que fizeram e fazem parte da minha vida. Muito obrigada a todos.”

Por fim, o reitor da UFG Edward Madureira enfatiza a generosidade, liderança, respeitabilidade, sensibilidade e capacidade notável de escuta da professora Divina. Além das diversas contribuições que a professora fez para a Universidade durante toda sua vida acadêmica e que foram evidenciadas durante as homenagens da mesa, o reitor ainda destaca a importância do período de gestão da homenageada como pró-reitora, enfatizando que, durante a gestão, o número de doutorados triplicou: de 10 a 30. “E isso, sem dúvida nenhuma, tem nome, tem sobrenome, tem a marca da liderança na nossa homenageada”, completa. Ele ainda aponta a grande participação da professora no processo de tornar a UFG, de uma Universidade de graduação para um dos principais centros de excelência do Brasil.

Para assistir à solenidade de entrega do título de Professora Emérita para Divina das Dôres de Paula Cardoso, clique aqui.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias IPTSP Secom Professora Emérita CONSUNI