Tours 360º _ 300x180

Exposição “Lavras e Louvores” ganha versão virtual com tours 360º

Em 30/09/21 12:31.

Iniciativa é feita em parceria com DigitalLAB e de estudantes do curso de Museologia da UFG

Acadêmicos do quinto período do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) elaboraram execução e montagem de exposição, em parceria com o DigitalLab UFG e equipe do Museu Antropológico (MA) da UFG, que inauguram duas tours 360º, da exposição de longa duração, “Lavras e Louvores”, que está presente há quase 15 anos no MA, que conta agora, com a virtualidade para alcançar ainda mais interação com o público. O projeto será inaugurado nesta quinta-feira (30/9), às 18h, onde se abrirão as portas (virtuais) do Museu Antropológico para uma troca (remota) de experiências, conhecimento e aprendizados. O lançamento vai ser transmitido pelo canal do YouTube UFG Oficial.

Na célebre exposição “Lavras e Louvores”, encontram-se muitas representações da diversidade presente na cultura brasileira, carregada de narrativas pluralizadas, que partiu de uma organização coletiva de profissionais de muitas áreas, além de pessoas originárias da terra, que são peças fundamentais para a formação de um espaço, que demonstra construção de inúmeras identidades do cerrado e Centro-Oeste do Brasil.

A expectativa é que essa iniciativa possibilite mais acesso ao Museu Antropológico da UFG (MA), que, durante o período pandêmico, permaneceu fechado à visitação, promovendo assim, acesso de inúmeras pessoas residentes do estado de Goiás, do País e de pessoas que gostariam de visitá-lo pessoalmente. Agora é possível conhecê-lo virtualmente de onde quer que estejam localizadas.

O projeto é uma transformação da idealização de um ambiente que pudesse condicionar a disciplina curricular obrigatória “Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição” do curso de Museologia, que ocorria anteriormente, de forma física em espaços museais temporários.

A ideia é que se consiga uma experiência satisfatória para as pessoas que o visitarão, considerando todo o aspecto presente na cultura do Centro-Oeste, que é o foco da exposição, além de auxiliar no processo de profissionalização de discentes em Museologia, com a experiência do fazer museológico e a função social de dar vida à coletividade, a partir de um projeto expositivo que se divide em uma cadeia de funções, entre elas: o olhar às memórias, a salvaguarda e a comunicação, aliadas ao trabalho de pessoas socioeducadoras em museus, papel este fundamental para o alinhamento da comunicação social e educacional, também para a possibilidade de uma ampliação de diálogo entre profissionais, estudantes em formação e o público em geral.

O evento de lançamento contará com a presença dos painelistas: diretor do MA, Manuel Ferreira Lima Filho; coordenadora do Bacharelado em Museologia, Vera Wilhelm; diretora da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Izabela Tamaso; docente da disciplina de Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição e Coordenador do DigitalLAB, Pablo Lisboa. A mediação será feita pelos discentes do 5º período Henrique Moreira Oliveira e Tatjana Del Castillo Barboza.

 

Tours 360º _ 1080x1920

Fonte: Digital Lab UFG

Categorias: Notícias destaque FCS