Amber X

UFG inaugura laboratório do Microscópio de Alta Resolução do CRTI

Em 02/09/21 10:00.

Equipamento tem um potencial de impacto grande em diversos setores

Texto: Eduardo Borges

Fotos: Divulgação PRPI e Reprodução Microsoft Teams

microscópio crti em uso 1-9-21

Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta-Resolução MEV-FEG-FIB-TOF SIMS-CL em uso

 

A inauguração do Laboratório do Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) ocorreu de forma remota na última quarta-feira (1/9) pela plataforma Microsoft Teams. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Flávio Armony e contou com abertura do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil. Em seguida, foi apresentado o vídeo da Petrobras sobre o incentivo ao uso de equipamentos de segurança, pois a empresa é financiadora do projeto Infraestrutura Complementar para Caracterização Textural, Química e Mineralógica de Rochas Carbonáticas (Infracarb), responsável pela aquisição do microscópio.

“É uma satisfação enorme estar aqui celebrando essa nova etapa do CRTI juntamente com esses grandes parceiros das universidades brasileiras e da ciência, que são a Petrobras e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). Esse novo equipamento é único na América Latina e vai proporcionar avanços científicos ainda mais importantes para o Brasil e a Petrobras. O CRTI se tornou uma referência nacional, fruto do trabalho incansável da equipe e é uma honra a UFG estar sediando esse evento que é mais uma etapa das nossas parcerias que seguirão cada vez mais robustas”, afirmou Edward Madureira.

Na sequência, o coordenador do Infracarb e pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), Jesiel Freitas Carvalho, destacou as ações do laboratório e apresentou um panorama do CRTI, centro que foi inaugurado em 2013 e hoje atende cerca de 50 instituições no Brasil. Além disso, explicou como funciona o microscópio e destacou suas atribuições.

“Com seu conjunto de acessórios, esse equipamento se torna uma plataforma de caracterização multimoldal de materiais naturais e sintéticos. Por conta de suas características, ele terá um potencial de impacto grande em diversos setores”, afirmou Jeisel Carvalho. O professor apresentou também exemplos de imagens obtidas com o equipamento que já está sendo usado em projetos de doutorado. Após isso, o gerente de Relacionamentos com a Comunidade de Ciência e Tecnologia da Petrobras, José Biruel Junior, parabenizou a UFG em nome do Cenpes.

 

dolomitas sinteticas
Imagens de dolomitas sintéticas captadas pelo Microscópio Eletrônico de Alta Resolução do CRTI



Por fim, os pesquisadores Yaro Parizek e Bruno Eustáquio, ressaltaram a qualidade do trabalho desenvolvido pelo CRTI, além da importância da microscopia de varredura na área de geociência. E coube ao gerente de P&D em Geologia Estrutural e Geomecânica da Petrobras, José Fernando Rosalba, conduzir o encerramento, chamando o CRTI de “parque laboratorial” por conta de sua proposta moderna.

Para mostrar em detalhes o novo equipamento, foi produzido um vídeo com explicações técnicas sobre seus acessórios e funcionalidades. Clique no link para assisti-lo.



Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias destaque PRPI CRTI