Convenio Esc Futuro e Cotecs 20-8-21

UFG vai participar da gestão das Escolas do Futuro e Cotecs

Em 23/08/21 11:51.

Ato de assinatura dos dois convênios foi realizado no Palácio das Esmeraldas

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Pablo Lisboa

convênio

A UFG e o Governo do Estado de Goiás assinaram dois convênios para a gestão do sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, na sexta-feira (20/8), no Palácio das Esmeraldas. O ato de assinatura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do reitor Edward Madureira e da vice-reitora Sandramara Matias, além de secretários estaduais e dirigentes de unidades acadêmicas da Universidade, da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG) e Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE).

Pelo convênio entre UFG e Governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Universidade vai ser responsável por desenvolver o sistema de ensino profissional técnico do Estado nas chamadas Escolas do Futuro. Elas vão ter como foco quatro grandes áreas: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. As Escolas do Futuro estão sediadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Mineiros.

Já pelo convênio entre UFG e Governo, por meio da Secretaria de Estado da Retomada (SER), a Universidade fará a gestão de outros 17 colégios tecnológicos chamados Cotecs (antigos Itegos). Esses têm foco no desenvolvimento regional, voltado para o local, para a cidade e seu entorno, para que não haja êxodo dos jovens para os grandes centros.

Em sua manifestação, Edward Madureira agradeceu ao Governo do Estado pelas parcerias que estão sendo desenvolvidas. “Tenho que de público agradecer essa relação altiva, responsável, respeitosa de lado a lado e que tem dado frutos que já estão sendo colhidos pelo povo goiano”, afirmou o reitor.

“Temos uma reciprocidade no sentido de resolver os problemas do Estado, e o Estado tem a compreensão que é buscando os mestres, os doutores, os pós-graduados, ou seja, o rumo baseado na ciência, o caminho para passos cada vez melhores para os nossos cidadãos goianos”, respondeu o governador Ronaldo Caiado.

convênio

Ouça a entrevista do reitor da UFG, Edward Madureira, para a Rádio Universitária

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias destaque Reitoria Fundação RTVE FUNAPE