Equipe do INF representa UFG em competição de programação na Rússia
"Delicinhas do Cerrado" está na final da 44th International Collegiate Programming Contest
Texto: Humberto Longo
Foto: INF/UFG
A equipe "Delicinhas do Cerrado", do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), representará a instituição na final mundial do 44th International Collegiate Programming Contest (ICPC). Essa final mundial é relativa à competição do biênio 2019/2020 e foi sucessivamente adiada devido à pandemia de covid-19. Agora a final mundial do ICPC será realizada em Moscou, Rússia, de 1 a 6 de outubro de 2021, no Moscow Institute of Physics and Technology (MIPT).
Esse evento é a fase final de uma competição que reuniu 58.963 talentosos estudantes universitários de 3.406 universidades, em 104 países dos 6 continentes, em campeonatos regionais. A maioria dos membros das equipes finalistas mundiais, apenas os 2% melhores que avançaram das etapas regionais do ICPC, certamente estarão entre os melhores futuros engenheiros de software, cientistas da computação, desenvolvedores e fundadores dos serviços digitais de missão crítica essenciais para atender às atuais necessidades da sociedade em todo o mundo.
A equipe "Delicinhas do Cerrado" fez jus a essa participação por ter sido medalhista de bronze na regional brasileira do ICPC de 2019. No Brasil a competição é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem o nome de Maratona SBC de Programação (a edição XXIV do evento foi realizada em novembro de 2019 na cidade de Campina Grande-PB).
A equipe é formada por Misael Mateus Oliveira de Morais, Paulo Augusto Gomes Kataki e Rafael de Castro Silva, atuais ex-discentes dos cursos de bacharelado e de mestrado em Ciência da Computação do INF. A equipe contou em seus treinamentos com o suporte do também ex-discente Welton Cardoso do Carmo e do professor Humberto Longo, do Instituto de Informática da UFG.
Fonte: INF UFG
Categorie: Notícias Orgulho de ser UFG inf
