UFG lança programa virtual de língua inglesa com Embaixada dos EUA
Universidade recebe a professora Darlene Wiggins Dockery para lecionar disciplinas de inglês
Texto: Janyelle da Mata*
Fotos: Reprodução/YouTube UFG Oficial
A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos o programa Virtual English Language Fellow (Velf). A cerimônia realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG ocorreu de forma remota na quarta-feira (18). A UFG foi uma das 12 universidades contempladas pela chamada do Regional English Language Office (Relo), recebendo de forma virtual a professora Darlene Wiggins Dockery. Ela irá ministrar aulas para os discentes da faculdade no segundo semestre de 2021, atuando na graduação e na pós-graduação.
A cerimônia foi mediada pela pró-reitora adjunta e diretora-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu, Maria Márcia Bachion, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira. As personalidades convidadas para o evento foram o reitor Edward Madureira Brasil, e o secretário de Relações Internacionais (SRI) da UFG, Francisco Figueiredo.
Também contou com a presença do adido cultural da Embaixada Americana no Brasil, Todd Miyahira, a secretária-adjunta de Relações Internacionais da UFG, Alexandra Nogueira, a diretora-adjunta do Relo, Helmara F. R. De Moraes, a diretora do Relo no Brasil, Maria Snarski, o gerente de Programas na Comissão Fulbright, Patrícia Grijó, o diretor-executivo na Comissão Fulbright, Luiz Loureiro, e a professora Darlene Wiggins.
A professora Alexandra Nogueira fez a abertura do evento. Ela explicou que o desenvolvimento linguístico tem sido um tema bastante recorrente na Secretaria de Relações Internacionais. A docente citou a pesquisa The Internationalization process at the UFG focused on the development of foreign language learning de autoria do secretário Francisco Figueiredo, que busca estruturar um panorama de como está o desenvolvimento linguístico da comunidade do câmpus. A pesquisa destaca também algumas ações tomadas pela Secretaria de Relações Internacionais, como a instrumentalização dos professores para que tenham meios de ministrar aulas em um idioma estrangeiro, por exemplo.
Durante o evento, o pró-reitor Laerte Ferreira informou sobre o lançamento do Catálogo Internacional de Pós-graduação da UFG. Ele destacou diversos pontos positivos para a internacionalização da Universidade. Um deles é o aumento do impacto de uma pesquisa/artigo, por exemplo, quando publicado em parceria com instituições estrangeiras. O professor também comemorou o aumento do contato que a UFG está desenvolvendo com outros idiomas e salientou que a globalização nesse modelo é positiva e que parcerias com outros países são bem-vindas.
O reitor Edward Madureira iniciou sua fala lamentando o cenário da pandemia da covid-19, mas afirmou que essa maior integração em tempo real entre universidades estrangeiras é um legado que foi deixado. Ele agradeceu a toda rede de pessoas que trabalharam para possibilitar essa internacionalização. E afirmou que o avanço científico não se faz sozinho e que esse contato entre as nações é fundamental para o mundo contemporâneo.
O adido cultural da Embaixada Americana no Brasil, Todd Miyahira, agradeceu e afirmou que essa parceria também é muito importante para o governo dos Estados Unidos. A fala dos demais participantes se deu de forma breve, apenas agradeceram a oportunidade e as pessoas que deram vida ao projeto, em especial a professora Maria Cristina Ferreira, coordenadora do Velf, que submeteu o programa ao Relo, e não pôde estar presente no evento.
A professora Darlene fez uma fala breve sobre como ela está se adaptando bem aos estudantes brasileiros e que está muito agradecida e animada com a oportunidade. Ela vai lecionar para os estudantes da graduação um curso de Conversação Nível Intermediário e para a programação do UFG Doutoral o curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication, tendo como público-alvo os alunos da pós-graduação.
Saiba mais
Lançamento do Programa Velf e a internacionalização da pós-graduação na UFG (vídeo no canal UFG Oficial do YouTube)
FL ganha edital da Embaixada dos EUA para oferecer curso de inglês
*Janyelle da Mata é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta
Source: Secom UFG
