
UFG diploma Professor Emérito da Faculdade de Medicina
Vardeli Alves de Moraes aposentou-se em 2014 e ainda atua como voluntário na graduação

Texto: Luciana Santal
Em cerimônia realizada na noite de 30 de junho, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG), representado pelo reitor Edward Madureira, outorgou o título de Professor Emérito a Vardeli Alves de Moraes, que é docente da instituição desde 1985, quando foi aprovado em um concurso público para atuar no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina (FM). Esse diploma honorífico é uma homenagem a professores que exerceram, com excelência, funções nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.
O homenageado da noite, Vardeli Alves de Moraes, cumprimentou os presentes e agradeceu as demonstrações de carinho. Destacou partes de sua trajetória referentes a sua vida como professor antes e depois de ingressar na UFG, em 1985. “Sinto-me com a alma em júbilo por receber essa honraria. Durante a minha vida adulta, tive duas honrosas profissões: a de professor e a de médico. Mas não tenho dúvida em afirmar que a que me deu mais prazer em exercê-la foi a de professor. Entrei na UFG como aluno no dia 20 de janeiro de 1969, este foi o dia que saiu o resultado do vestibular. E, no dia de hoje, recebo o título de Professor Emérito, vejam que foi uma grande evolução. Eu me sinto com uma responsabilidade muito grande, que é, após 61 anos de fundação da Faculdade de Medicina, ser eu o primeiro professor do Departamento de Ginecologia a obter esse honroso título”, destacou.
O reitor Edward Madureira ressaltou o que o professor Vardeli representa para a UFG. “Sua carreira é brilhante, exímio administrador e professor, queridíssimo por seus colegas e ex-alunos, enfim, por todos os que tiveram o privilégio de conviver com o senhor nessa sua trajetória na UFG. O senhor ajudou a construir essa instituição pujante, pulsante, viva. Gosto sempre de insistir: o maior patrimônio do povo goiano é a Universidade Federal de Goiás. Então, eu estou aqui hoje justamente para agradecer toda essa dedicação na construção desse grande patrimônio”.
Depoimentos
Após a leitura do termo de outorga do título e da entrega do diploma feitas pelo reitor Edward, foi exibido um vídeo com mensagens para homenagear o mais novo Professor Emérito da UFG. O primeiro a falar, José Martins, amigo de tempos anteriores à graduação, exaltou a responsabilidade e ética de Vardeli no trabalho e também no dia a dia. “É uma pessoa fantástica, admirável!”.

A ex-aluna de Vardeli, Fernanda Marques, deixou registrado como o professor fez parte de sua história. “Minha vida está recheada de Dr. Vardeli. Estou muito feliz pelo senhor ter sido reconhecido com essa homenagem porque o senhor merece muito”. Já Clidenor Gomes Filho, colega de profissão, aproveitou a oportunidade para ‘aplaudir’ o professor. “Faço aqui uma declaração pública da minha admiração, do meu companheirismo, do meu reconhecimento da importância do professor Vardeli na vida de todos nós”, ressaltou.
Outro colega a falar foi Luiz Carlos Pinheiros, que fez residência nos anos de 1997 e 1998: “Ainda me lembro dos seus ensinamentos e da segurança que o senhor nos dava e continuo a admirar o seu trabalho. Quando o senhor atende os meus pacientes fazendo ultrassonografia, é uma perfeição, uma simpatia”. O também médico Sebastião Mesquita conhece o professor Vardeli desde o curso pré-vestibular que fizeram juntos: “Sempre foi um aluno estudioso, passou no vestibular na primeira vez e despontou como um dos melhores alunos da nossa turma de 1974. O professor Vardeli sempre viveu para a medicina e não da medicina”. Após a exibição do vídeo, a coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina, Izildinha Alves da Silva Jorge, usou seu momento de fala para ler um texto em homenagem a Vardeli e externar sua felicidade em presenciar a outorga do título.
O professor da FM, Rui Gilberto Ferreira, proferiu uma saudação ao homenageado e ressaltou as qualidades que Vardeli possui e que o levaram a merecer essa honraria: “Por tudo o que você representa para a medicina, pelo seu elevado nível de conhecimento científico, pela sua sabedoria e postura ética, pelo esmero no zelo com as pacientes e com o exercício da medicina e, sobretudo, pela eficiência e glamour com os quais exerceu e exerce a docência na nossa medicina. O Conselho Universitário lhe conferiu, por unanimidade, esse justo e merecido título de Professor Emérito”.
O professor Alexandre Moraes, também do Departamento de Ginecologia, e filho de Vardeli, em conversa com Rui Gilberto, revelou que o pai nasceu para ser professor em toda a sua plenitude, pois vive a docência em 360 graus e sempre quis conhecer todas as facetas do ato de educar. Ao falar também com os inúmeros alunos de Vardeli, Rui contou que eles o consideram um professor tranquilo, dedicado, amável, de coração manso e leve como uma pluma. “Com a sua postura e os seus exemplos, você nos deixa um grande legado e muito orgulho para as futuras gerações”, enalteceu Rui.
Trajetória
Vardeli Alves de Moraes concluiu o curso de Medicina da UFG em 1974 e a residência médica na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia três anos depois, em 1977, no Hospital Geral de Goiânia (HGG). Possui títulos de mestrado (1995) e doutorado (1998) na área de Obstetrícia obtidos na Universidade Federal de São Paulo. Ingressou na UFG como professor na Faculdade de Medicina em 10 de outubro de 1985 para ministrar a disciplina de Obstetrícia.
Atuou em várias funções ligadas à administração de uma unidade acadêmica, como coordenador do internato, subchefe e chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina; coordenador do curso de Medicina e vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina. Além dessas funções administrativas, o professor Vardeli ainda foi conselheiro da Comissão de Ética Médica, do Comitê de Ética em Pesquisa Humana e Animal, do Conselho Diretor da Faculdade de Medicina, membro da Comissão de Mortalidade Materna da Secretaria Estadual de Saúde nos anos de 2003, 2005 e 2006, membro da Comissão Nacional Especializada de Hipertensão da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), entre os anos de 2001 e 2005, e membro titular da Academia Goiana de Medicina, em 2007.
Na pesquisa, o professor Vardeli atuou nas linhas de pesquisa Avaliação da Vitalidade Fetal, Hipertensão na Gestação, Ruptura Prematura das Membranas e Ultrassonografia. Orientou três alunos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina; participou de 29 bancas de defesa de mestrado em vários programas da UFG e de outras instituições e de oito bancas de defesa de doutorado em várias instituições do país.
O professor Vardeli publicou 36 artigos completos em periódicos e 38 capítulos de livros; foi um dos organizadores do livro “Seara de Asclépio”, publicado pela Editora UFG em 2013. Participou de mais de 250 eventos científicos no Brasil e no exterior. Aposentou-se em 07 de maio de 2014 como Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFG, mas ainda atua como voluntário na graduação como docente da disciplina “História da Medicina”.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias professor emérito FM Reitoria