Política de Segurança da Informação e Comunicações (Imagem: Jan Alexander/Pixabay)

UFG institui Política de Segurança da Informação e Comunicações

On 21/05/21 12:19 .

Norma está em conformidade com a legislação, valores éticos e as melhores práticas do segmento

Texto: Versanna Carvalho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações (Posic), por meio da Portaria nº 1.413, de 4 de maio de 2021. De acordo com o documento, a Posic tem por objetivo o dever institucional de disponibilizar, proteger e normatizar padrões e processos de gestão da Segurança da Informação e Comunicações na instituição, propondo-se a padronizar procedimentos, integridade, responsabilidade e tratamento de dados e informações, com vistas à devida proteção das informações institucionais da UFG.

A Política se aplica à comunidade universitária e usuários externos que tiverem interação com os ativos de informação e comunicações da UFG e a qualquer outro que, de alguma forma, seja parte interessada das atividades vinculadas à instituição. Esta política é válida a todos os contratos, convênios, acordos e demais instrumentos, de mesma natureza ou forma, celebrados pela Instituição.

A Posic está em conformidade com a legislação vigente, com os valores éticos e com as melhores práticas da segurança da informação e comunicações, de modo a preservar seus ativos e imagem institucional, combatendo atos acidentais ou intencionais de destruição, modificação, apropriação indevida de dados e informações, zelando pela aplicação das referências legais e normativas do tema.

As diretrizes estratégicas da Posic visam instituir normas, padrões, processos, responsabilidades e competências que venham a garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade, confidencialidade e autenticidade das informações, incluindo ativos de informação, de propriedade ou sob responsabilidade da UFG.

Perguntado se é possível estabelecer uma relação entre a Política de Segurança da Informação e Comunicações (Posic), a Política de Gestão de Ativos de TIC (Poliatic) e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) o secretário de Tecnologia e Informação (Seti) da Instituição, Leandro Luis Oliveira, explica que tanto a Posic, aprovada no início de maio, e a Poliatic, instituída por meio da Portaria nº 1.135, de 8 de abril de 2021, integram-se no sentido de que os ativos de TIC são, em muitos casos, os meios de comunicação, armazenamento ou processamento dos dados. "A  Posic atua no campo da segurança nos ativos de TIC. A Poliatic, por sua vez, vai cobrir outros aspectos dos ativos, deixando a segurança por conta da Posic. Já o SIC trata em sua essência da publicidade ou da transparência de dados ou informação para acesso pelo cidadão. A Posic se relaciona com o SIC apoiando os gestores no que pode ou não ser liberado com segurança e a Poliatic informando ao cidadão as características de interesse público sobre os ativos de TIC", pontua.

Portaria institui Política de Gestão de ativos de TIC para a UFG

UFG regulamenta funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão