Tenda Triagem Covid versão 2021 (6)

Projeto Tenda Triagem Covid-19 retorna em formato itinerante

Em 15/03/21 10:40.

Primeira ação foi realizada com trabalhadores do Hospital Veterinário da Universidade

Versanna Carvalho

O projeto Tenda Triagem Covid-19 UFG, coordenado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), está sendo retomado em 2021 como projeto de extensão Tenda Triagem Covid-19 versão 2021 UFG. As ações do projeto serão pontuais e itinerantes, conforme demandas da Universidade.

A primeira atividade do grupo ocorreu na última quinta-feira (11/3), no Hospital Veterinário (HV) da UFG, Câmpus Samambaia. Na ocasião, foram realizados cerca de 80 testes RT-PCRs com os trabalhadores de saúde do local. O reitor da UFG, Edward Madureira, esteve no HV para demonstrar apoio à iniciativa.

Uma equipe composta por professores, técnicos administrativos, estudantes da FEN e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a participação de um médico no projeto, sempre que necessário. Após a triagem, coleta e orientação as amostras coletadas de RT-PCR são enviadas ao Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas da UFG (Laces/ICB), onde a equipe do laboratório realiza as análises e posteriormente envia os resultados para o público testado.

Durante os trabalhos houve momentos de sol e de chuva, chamando a atenção da coordenadora do projeto e diretora da FEN, Claci Rosso. "Independente das condições climáticas, políticas, técnicas, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance", destaca.

Tenda Triagem Covid versão 2021 (3)
Equipe do projeto Tenda Triagem Covid-19 versão 2021 (Imagens: FEN UFG)

Tenda Triagem Covid versão 2021 (4)
Grupo enfrentou sol e chuva durante os trabalhos no Hospital Veterniário