Equipe de vacinação da FEN - 1

FEN UFG participa da vacinação contra covid-19 em Goiânia

Em 18/02/21 11:05.

Força tarefa com cerca de 150 pessoas contribui para a vacinação dos grupos prioritários

Versanna Carvalho

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN UFG) está participando da vacinação contra a covid-19 como parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio de um projeto de extensão e ensino. Nas etapas anteriores, a FEN contribuiu para a vacinação de mais de 30 mil profissionais de saúde e de idosos com mais de 85 anos. Agora participa da imunização de idosos com 84 anos, conforme o plano nacional de imunização (PNI) contra a covid-19.

A expectativa é fazer o escalonamento etário decrescente até vacinar os idosos e assim passar para o grupo das pessoas com doenças crônicas. O cronograma de vacinação está sendo divulgado semanalmente pela SMS, pois pode haver mudança de locais e de público-alvo. O ritmo de vacinação depende do recebimento das vacinas pelo Município.

Dos vários postos de vacinação, a FEN vai participar mais ativamente dos trabalhos em alguns pontos de vacinação para pedestres e do drive-thru do Shopping Passeio das Águas em dois dias da semana. Nos outros dias da semana, tanto os professores quanto os estudantes dedicam-se a outras atividades como o ensino remoto emergencial (ERE).

Estudantes

Segundo a diretora da FEN, Claci Rosso, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) está providenciando um seguro para os estudantes participarem da campanha de imunização contra a covid-19. No projeto de extensão ensino, a carga horária dessa atividade está sendo vinculada às disciplinas que tenham atividades práticas emergenciais.

"Eles só vão para a campanha supervisionados por um professor. Todos usam os equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme a recomendação das autoridades sanitárias para esta campanha que prevê o uso de avental, máscara cirúrgica, em alguns casos usando face shield ou óculos e gorro. Os EPIs são fornecidos pela própria FEN, assim como o álcool em gel", detalha Claci.

A primeira reunião com a Direção e Gerência de Imunização da SMS de Goiânia foi realizada na primeira quinzena de janeiro de 2021. Na ocasião foi apresentada a proposta de parceria para a campanha de imunização e também para a capacitação de estudantes (de graduação e pós-graduação) e professores.

Durante dois dias, 150 pessoas foram capacitadas entre professores, estudantes e enfermeiros vinculados à UFG e de fora da Instituição, quando foi desenhado um cronograma de trabalho. "Já estamos atuando nas campanhas que estão acontecendo desde o dia 31 de janeiro, principalmente na UFG", afirma a diretora da FEN, Claci Rosso.

Equipe de vacinação da FEN - 1
Parte da equipe de vacinação da FEN, no Centro de Aulas D (Fotos: Divulgação FEN/UFG)

Trabalhadores

Em um primeiro momento, foram vacinados todos os trabalhadores dos serviços de saúde de Goiânia, que estão na linha de frente do atendimento e cuidado da pessoa com covid-19 como hospitais, clínicas, laboratórios e outros. Um desses locais de atendimento a pacientes com covid-19 é o Hospital das Clínicas da UFG. "Quando se deu a vacinação nos serviços de saúde, todos os trabalhadores foram imunizados, independemente de categoria profissional, grau de escolaridade ou hierárquico", explica.

A etapa seguinte envolveu a imunização de profissionais de saúde que estão trabalhando em suas respectivas áreas e vinculados ao conselho regional da sua categoria como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e odontólogos.

Vacinação contra Covid-19 exclusiva para moradores de Goiânia

Não há agendamento prévio, todos estão sendo atendidos conforme cronograma e grupos prioritários, seguindo as recomendações do PNI. No caso dos idosos residentes em Goiânia, a imunização é feita por grupo etário e por ordem alfabética.

folder vacinaçao fen

Postos de vacinação em Goiânia para pedestre em 18/02/2021

Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes - Parque Anhanguera, Goiânia - GO

Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante.

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 - St. Cândida de Morais, Goiânia - GO

Postos com atendimento na modalidade drive-thru em 18/02/2021

Drive Thru Shopping Passeio das Águas

Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral

Drive-thru Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1(atendimento para pedestres e Drive Thru)

Rua 235, 722 - Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Horário de atendimento: 8h às 17h

Vacinação dos acamados residentes de Goiânia que não moram em região de atendimento de saúde da família

Os acamados a partir de 60 anos deverão fazer um cadastro através da Central Humanizada de Atendimento à COVID, através do telefone (62) 3267-6123 e WhatsApp: 62 3524-6305. Horário de atendimento: todos os dias, das 07:00 às 19:00. Após o cadastro um profissional da SMS irá entrar em contato para agendar a vacinação domiciliar.

Documentos necessários para vacinação: os idosos deverão levar uma cópia do RG, CPF e comprovante de endereço para agilizar o atendimento e registrar as doses.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias FEN/UFG