hc10.jpeg

Hospital das Clínicas UFG/Ebserh receberá pacientes de Manaus

Em 15/01/21 10:48.

Previsão é que sejam recebidos 20 pacientes, a depender de orientação da força-tarefa

Texto: Caroline Pires

O Hospital das Clínicas UFG-Ebserh deverá receber cerca de 20 pacientes que serão transferidos da cidade de Manaus para Goiânia. A operação visa desafogar a demanda por oxigênio que a capital do Amazonas enfrenta para conseguir suprir as necessidade de tratamento com oxigênio dos pacientes hospitalizados por conta da Covid-19.  A força-tarefa é coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, Forças Armadas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A princípio serão destinados 20 leitos de enfermaria para atender esses pacientes.

O superintendente do HC/UFG, José Garcia Neto, explica que antes de serem transferidos os pacientes passarão por uma triagem em Manaus para avaliar se há condições para que a transferência aérea seja realizada de maneira segura. Segundo ele, infelizmente, aqueles que estão internados em UTIs não poderão ser transferidos por conta da gravidade do quadro, por isso o hospital irá receber pacientes que serão triados pela equipe médica amazonense como casos leves a moderados. Justamente em virtude dessa avaliação ainda não é possível determinar o número exato de pacientes que serão recebidos pelo hospital.

Segundo ele, os leitos de enfermaria estão prontos para receber todos os que demandam a oxigenioterapia. O superintendente ressalta ainda que o hospital está equipado com UTIs para que todos os cuidados sejam oferecidos para esses pacientes, caso existam complicações. A taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 no HC/UFG neste momento é de 50%.

Assim que o avião pousar em Goiânia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irá realizar o transporte para o Hospital das Clínicas da UFG. Um primeiro momento foram disponibilizadas nove viaturas, sendo 8 de unidade de suporte básico e uma de unidade de suporte avançado. A Secretaria de Saúde de Goiânia irá disponibilizar novas ambulâncias, caso seja necessário.

O novo Hospital das Clínicas da UFG foi inaugurado no último dia 14 de dezembro e conta com aproximadamente 600 leitos.

Hospitais Universitários Federais no enfrentamento da Covid-19

Atuando para tentar reduzir a pressão por oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19 que a cidade de Manaus está enfrentando, 9 Hospitais Universitários, vinculados à Ebserh, de todo o país irão disponibilizar aproximadamente 150 leitos a fim de ajudar o estado do Amazonas. A infraestrutura necessária está sendo organizada com o objetivo de atender exclusivamente pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Intitulada "Força-tarefa Manaus" a transferência dos pacientes será realizada por dois aviões das Forças Aéreas Brasileira. Cada avião comportará o transporte de 25 pacientes de cada vez.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias HC/UFG