ultrafreezer EVZ

UFG pode auxiliar no armazenamento de vacinas da Covid-19

Sur 22/12/20 08:08.

Vacinas de RNA mensageiro exigem temperaturas de -70ºC. A UFG pode armazenar mais de 600 mil vacinas

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira anunciou que a universidade poderá auxiliar o governo do Estado de Goiás no armazenamento de vacinas da Covid-19 fabricada pela PFizer com base no RNA mensageiro que exigem uma refrigeração de -70ºC. Esta é a vacina que já está sendo aplicada em países como Reino Unido e EUA.

Hoje a UFG possui mais de 20 refrigeradores em diversas unidades acadêmicas que armazenam amostras de pesquisa, como Instituto de Saúde Pública e Patologia Tropical (IPTSP), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola de Agronomia, Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), Instituto de Química (IQ), entre outros . O reitor informou que até o momento a UFG poderia armazenar 600 mil doses da vacina, mas os pesquisadores estão fazendo um esforço de remanejamento das amostras avaliando a possibilidade de ceder mais espaços para auxiliar na vacinação dos goianos. 

O ultrafreezer utiliza um gás diferente que permite chegar a temperaturas de até - 80ºC. O reitor da UFG informou que está em contato com o governador e com a Secretaria Estadual de Saúde. Veja abaixo o vídeo com um dos ultrafreezers da UFG que está no IPTSP (Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose).

 

Source: Secom UFG

Catégories: notícias Reitoria IPTSP ICB EVZ EA