funape

Novo prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa é inaugurado

En 08/12/20 14:17 .

Nova sede possui sistema de reaproveitamento de água e receberá placas fotovoltaicas para geração de energia

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (8), o novo prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), no Parque Tecnológico Samambaia. O evento de inauguração ocorreu ao ar livre, na área externa do edifício, com todas as medidas de precaução contra o novo coronavírus. A atividade faz parte das ações de comemoração aos 60 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

funape
Prédio receberá instalações para geração de energia

Fundada há 39 anos, a Funape funcionou em diferentes espaços locados dentro do Campus Samambaia.  No novo prédio, a área construída é de 1.772 m² divididos em dois pavimentos. A nova sede possui uma sala de treinamento e realização de eventos, com capacidade para 97 pessoas. Atualmente, a Fundação apoia 9 universidades e institutos federais localizados em Goiás e em outros estados brasileiros

Sustentabilidade

Com investimento de R$ 5,5 milhões, o novo prédio foi construído com base nos princípios da arquitetura sustentável, que visa diminuir os impactos ambientais da construção. De acordo com o arquiteto e urbanista Adriano Francisco dos Reis, a nova sede da Funape conta com um sistema de reaproveitamento de água, que poderá ter uso sanitário, para limpeza e rega de jardins. O piso sobre a laje recebeu uma cobertura ajardinada. Além disso, o prédio possui a estrutura necessária para instalação de placas fotovoltaicas que possibilitação a geração de energia. “Buscamos aplicar princípios de uma arquitetura que causa menos danos ao ambiente e permite que a construção continue se expandindo”, explicou Adriano.

Inauguração Funape 2
Evento foi realizado na área externa do prédio da Funape

Estiveram presentes na inauguração, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, pró-reitores, secretários e diretores da UFG, além do diretor executivo da Funape, Orlando Afonso Vale do Amaral, e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto Federal de Goiás e do IF Goiano. Emocionado, o ex-diretor executivo da Funape, Reinaldo Gonçalves Nogueira, destacou a importância da inauguração do novo prédio. “É uma conquista. Um sonho realizado. Parabenizo a toda a família Funape. É um filho que está nascendo agora e que a gente espera que seja muito bem cuidado para que possa crescer”, afirmou.

Apoio à pesquisa

A Funape tem como objetivo, apoiar na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. A localização do novo prédio, dentro do Parque Tecnológico Samambaia e ao lado do Centro Regional Para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI – UFG), foi um dos pontos mais valorizados nas falas das autoridades presentes na inauguração.

Inauguração Funape 1
Reitor da UFG representou as instituições apoiadas pela Funape

De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a Funape tem alcançado números cada vez mais impressionantes e tem, como marca principal, a consciência do papel que uma instituição de apoio à pesquisa deve cumprir, principalmente no contexto atual. “Nós sofremos hoje tantos ataques à ciência e tentativas de desqualificação das nossas instituições e a resposta que nós damos é sempre à altura. Isso só é possível porque temos fundações de apoio que respondem prontamente”, afirmou o reitor, destacando as diversas ações de combate ao novo coronavírus que a UFG tem desenvolvido com o apoio das fundações.

O diretor executivo da Funape, professor Orlando Amaral, agradeceu a todos aqueles que empenharam esforços para que o sonho de um novo prédio para a Funape pudesse se concretizar “A construção dessa nova sede faz jus à importância atual da Funape”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da UFG no YouTube.

Confira entrevista produzida pela Rádio Universitária com o professor Orlando Amaral

Fuente: Secom UFG

Categorías: notícias FUNAPE NOTÍCIA