ufg solidária

UFG Solidária arrecadou mais de R$ 108 mil reais em doações

Sur 13/10/20 17:03.

Drive Thru marca finalização da campanha voltada aos indivíduos em situação de vulnerabilidade durante a pandemia

Kharen Stecca

A campanha UFG Solidária é uma ação de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), criada no dia 23 de março de 2020, com o intuito de colaborar com a população em maior vulnerabilidade social no enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19. Mais de R$ 108 mil reais foram arrecadados durante sete meses da campanha, sendo revertidos em 2027 cestas básicas e itens de higiene pessoal e limpeza. Os grupos beneficiados pela ação são diversos e incluem 18 projetos de extensão da UFG e 12 projetos sociais, certificados por membros da comunidade UFG, incluindo grupos quilombola, catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, idosos institucionalizados, população LGBTI, imigrantes, refugiados, trabalhadores rurais e urbanos de baixa renda, dentre outros. Ao todo, foram atendidas cerca de 1800 famílias em situação de vulnerabilidade social em Goiás, residentes nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Professor Jamil, Baco Pari Posse, Inhumas, Iaciara, Itumbiara, Jataí e Cidade de Goiás.

ufg solidária

Mas ainda é possível contribuir com a campanha, que se encerra no final do mês de Outubro, durante o Conpeex. As doações podem ser feitas via transferência ou depósito bancário, conforme dados e orientações disponíveis no site www.ufg.br/ufgsolidaria. Na página, também estão disponíveis a relação dos grupos atendidos, recibos de doação e prestação de contas. Uma outra opção para quem desejar contribuir, será o drive-thru Solidário. Ele ocorrerá no dia 20/10, das 08h30 às 14h, no estacionamento da central de aulas D, setor Leste Universitário. Poderão ser doados gêneros alimentícios não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Nara Costa "A expectativa é atingir doações suficientes para beneficiarmos o maior número de famílias e garantir que as doações cheguem rápido a quem mais precisa. " Importante destacar que as doações serão entregues aos representantes dos grupos, com data e horário pré- definidos, seguindo todas as recomendações de distanciamento e segurança."

Vários alunos da UFG que participaram do projeto, seja na organização logística da campanha, como também na entrega das cestas. A campanha envolveu professores da Faculdade de Nutrição (FANUT), Enfermagem, História e Comunicação. Além disso, a gestão do recurso gerado foi feito pela fundação RTVE/UFG e as equipe da Secom e da TV UFG, sempre auxiliaram com o marketing e prestação de contas da campanha. Importante destacar que diversas unidades acadêmicas auxiliaram com doações e também com a divulgação da ação. "O resultado positivo da ação só foi possível pelo empenho de toda a comunidade UFG, afirma a coordenadora da campanha."

A ação UFG Solidária, também teve um propósito educativo para a comunidade: "Todos os grupos receberam folders explicando sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão da Covid-19, incluindo no idioma espanhol. Além disso, o projeto de extensão "Sal de ervas: Mais sabor e menos sódio" desenvolvido por professores e alunos da FANUT, doaram amostras do sal de ervas, bem como um folder com a receita do produto e orientações sobre a importância do menor consumo de sódio para a saúde. Assim, cada família beneficiada, além das cestas básicas, receberam uma amostra do sal de ervas, os folders e o nosso carinho", explicou a professora Nara.

Confira alguns depoimentos:

Source: Secom UFG