FIC02.png

FIC/UFG lança página para orientar os estudantes no retorno às aulas

On 20/08/20 14:32 .

Jornada de capacitação também foi desenvolvida para auxiliar a retomada do semestre letivo

Texto: Augusto Araújo

Com a aproximação do retorno às aulas, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) trabalha para entender melhor as necessidades estudantis para a retomada do semestre letivo 2020-1, aprovada pelo Conselho Universitário da UFG para o dia 31/8. A página criada no site da FIC oferece acesso rápido para as principais dúvidas de estudantes e professores quanto a este processo de volta às aulas.

A prof.ª Marina Roriz comandou a comissão que realizou um vasto diagnóstico para entender melhor as necessidades dos alunos. “Decidimos que era necessário conduzir um trabalho de comunicação para explicar e informar aos discentes sobre o ensino remoto e ao mesmo tempo, garantir a qualidade e isonomia das aulas”, apontou a professora. Já a professora Angelita Lima, diretora da FIC/UFG, destacou a necessidade da universidade de reconquistar o espaço na vida dos estudantes, que estão há praticamente seis meses sem aulas. “O principal desafio é resgatar a confiança de nossos alunos. Queremos motivá-los a participar das aulas, acolher quando houver dificuldades e principalmente recriar o vínculos dos estudantes com a universidade”, reforçou.

Após recolher as manifestações dos estudantes quanto ao ensino remoto, foram listadas como necessidades de orientação para a comunidade acadêmica temas como: uso plataformas educacionais, utilização de equipamentos e locais adequados para o estudo, além de informações sobre o ensino remoto. Mayana Santos, agente de comunicação da FIC/UFG, destacou ainda que os professores também necessitam ser orientados sobre as tecnologias necessárias para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem. “O momento é desafiador, mas vamos passar juntos. Esse é nosso lema: a distância, mas sempre juntos e juntas”, concluiu. Através deste link, qualquer membro da comunidade acadêmica da FIC pode acessar as informações do semestre letivo e compreender melhor como se dará a volta às aulas universitárias. Além de consulta ao calendário acadêmico, a página apresenta “netiquetas” a serem seguidas em aulas online e também as perguntas mais frequentes sobre o tema.

A página da FIC reúne ainda outras informações institucionais da UFG, como as iniciativas de auxílio para a saúde mental dos estudantes, as variadas formas de auxílios estudantis e tutoriais para os alunos se familiarizarem com as plataformas de ensino. Dúvidas a respeito do e-mail institucional, que será necessário para o acesso às plataformas, também ganharam uma página para auxiliar os estudantes.

Capacitação docente e estudantil

A diretora complementa que foi feito um período para capacitação dos docentes, isto é, os professores da unidade acadêmica. “Os professores que já ministraram os núcleos livres estiveram conosco para contar suas estratégias, problemas que enfrentaram e como os solucionaram, quais os problemas que não resolveram. Então os professores foram paulatinamente se inserindo no processo e rompendo as barreiras”, afirmou. Angelita Lima completou reforçando que o corpo docente da faculdade se preparou da melhor forma possível para enfrentar essa situação de recomeço e minimizar seus impactos.

Um dos itens que se destaca na página é a “Jornada de capacitação discente”. Segundo a diretora, essas quase duas semanas de preparação foram pensadas para que os estudantes retornem aos estudos com menos barreiras. “Na jornada vamos passar por todas as plataformas, teremos palestras voltadas para as temáticas que os estudantes apresentaram como questões importantes, ensino remoto, organização do estudo e planejamento em casa.” A programação da capacitação estudantil foi articulada pelas professoras Marizângela Morais e Lívia Carvalho, do curso de Biblioteconomia da FIC.

As palestras e oficinas serão distribuídas entre os dias 19 e 31 de agosto, com o intuito de garantir o melhor aproveitamento do semestre letivo de forma remota. "A gente procurou trazer essa segurança aos alunos, fazendo todo esse processo de comunicação com eles", conforme explica a professora Marina.

Quelle: Secom/UFG

Kategorien: Notícias Fic