INF 01.png

INF/UFG é exemplo de boas práticas de comunicação na pandemia

Sur 17/08/20 13:25.

Comemorando 1k inscritos em seu canal YouTube o instituto tem reunido estudantes, professores e interessados em TI com conteúdo qualificado e formador

Texto: Caroline Pires (Secom/UFG) e Murilo Ferraz (Comunica INF)

 

Com a pandemia da Covid-19, a suspensão do calendário acadêmico no mês de março e o trabalho remoto, a direção do Instituto de Informática (INF/UFG) e a Assessoria de Comunicação da Unidade Acadêmica (Comunica INF) perceberam a necessidade de estabelecer uma comunicação direta e dialógica entre docentes, técnicos-administrativos, estudantes e a sociedade. Nesta última semana o canal do YouTube do INF/UFG conquistou a marca de mil inscritos e já promete novidades para os próximos meses. Atualmente, o canal tem a marca de 50 lives transmitidas e uma média de cerca de 250 visualizações por transmissão, alcançando mais de 3,5 mil horas de exibição e 22 mil visualizações no total.

O diretor do INF/UFG, Sérgio Teixeira Carvalho, destaca que desde quando estava na vice-direção da unidade, entre os anos de 2013 e 2017, percebeu a importância de ter uma estrutura de comunicação. “A pandemia deixou ainda mais clara a relevância do Comunica INF, por isso desde março temos trabalhado com programas gravados e lives no YouTube. Em pouco mais de 4 meses passamos de 70 para 1000 inscritos”, comemorou.  A primeira transmissão ao vivo foi de uma reunião do Laboratório de Computação Aplicada à Saúde, no dia 13 de abril.  Logo após esta  transmissão, foi iniciado o projeto INF Conectado, coordenado pelo prof. Wanderley de Souza Alencar, que apresenta conversas e discussões sobre temas relevantes vinculados às áreas de Informática e Computação. As transmissões do INF Conectado acontecem às sextas-feiras, a partir das 16h. 

A transmissão com maior número de visualizações do canal foi a “Século XXI: Um novo alvorecer da Inteligência Artificial?”, do INF Conectado, apresentada pelo professor Wanderley Alencar, com a participação dos professores Anderson Soares, Cedric Carvalho, Gustavo Laureano e Nádia Félix. A live foi ao ar no dia 15 de maio e teve até o momento 558 visualizações. Há a previsão de em breve lançar no YouTube do INF/UFG um programa para contemplar as pesquisas desenvolvidas no seu programa de pós-graduação.

 

Conteúdo de qualidade

Enfrentando o desafio de inovar durante a pandemia da Covid-19, o prof. Sérgio Carvalho destaca que a conquista e o engajamento de professores, estudantes e da comunidade em geral só foi possível graças a valorização na veiculação de material de qualidade no YouTube.  “Nós começamos a convidar os professores para participarem dos programas que eram produzidos e isso certamente provocou o envolvimento. O curioso era que o YouTube era visto por muitos como entretenimento, mas hoje nós o entendemos como uma ferramenta básica para a comunicação”, reforçou. 

Segundo ele, a conquista dos mais de mil inscritos se deve a qualidade da programação disponibilizada. "Temos 1k de pessoas qualificadas e interessadas em aprender mais sobre tecnologia da informação. E isso só é possível por conta do conteúdo qualificado com o objetivo de formar os participantes e não somente informar”, completou. 

 

 INF 03.png

Workshop Mulheres ConectADAs_ foi realizado durante o sábado e alcançou grande público

 

Retomada das aulas no INF/UFG

Diante da suspensão das aulas presenciais, o prof. Sérgio Carvalho destaca que a preocupação por um novo modo de ensinar foi tomada como prioridade pelos professores da unidade. Por isso, o Conselho Diretor formou no mês de maio uma comissão para pensar a retomada das aulas, naquele momento ainda sem data definida. Em meio a sucessivas reuniões, foi aprovado o uso da plataforma Turing para se unir às demais plataformas disponíveis na UFG visando o melhor acompanhamento dos estudantes. 

"Nós estamos também muito preocupados em como conduzir aulas no remoto. Quase nenhum professor do ensino superior hoje está habituado com o ensino remoto. Foi nesse sentido que na última semana tivemos ao todo 11 horas de reunião para discutir, com as contribuições da comissão, o ensino não presencial". O diretor ressalta ainda que esse trabalho está sendo feito baseado nas orientações que são recebidas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFG). Segundo ele, a partir desta semana serão realizadas novas reuniões para pensar a perspectiva dos alunos nesse processo. 

Por isso, amanhã, 18/8, às 19h, será realizada uma live com a participação da direção do INF/UFG e os estudantes para ouvir, discutir e responder dúvidas dos estudantes da unidade acadêmica. “Queremos sanar as dúvidas desde como acessar a plataforma até apresentar questões administrativas no dia a dia dos estudantes”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação do INF - Comunica INF

Contando com apenas um servidor técnico-administrativo e uma estagiária, a Assessoria de Comunicação do INF tem sido fundamental para permitir a realização das lives e da manutenção de toda a programação do YouTube. "Eu deposito no Comunica INF as demandas de comunicação para conseguirmos articular nosso trabalho. Mas a partir de 2019 ficamos mais fortes, principalmente pelo apoio da Secretaria de Comunicação (Secom/UFG)”, afirmou. 

Segundo o professor a criação da figura de um Agente de Comunicação, previsto na Política de Comunicação da UFG,  em cada unidade acadêmica ou órgão administrativo é extremamente importante. “Ter uma assessoria como o Comunica INF dentro da Unidade Acadêmica é fundamental", concluiu. O professor agradeceu ainda a participação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG na disponibilização de estagiários para atuar junto às unidades acadêmicas. 

 

Principais destaques na programação

Além do INF Conectado e do Laboratório de Computação Aplicada à Saúde, também são transmitidas no canal as lives da Assessoria Educacional, que vão ao ar às quartas-feiras a partir das 19h, ação coordenada pela Técnica em Assuntos Educacionais e Assessora Educacional do INF Raimunda Delfino dos Santos e o ciclo de palestras de Interface Humano Computador, coordenado pela professora Luciana Beretta. Foi transmitido também o III Workshop ADAs: Mulheres Conectadas, que ocorreu no dia 4 de junho e contou com palestra, mesa-redonda e minicursos voltados para as mulheres na informática.

Além das lives, também são publicados no canal vídeos institucionais, palestras e aulas de disciplinas. No momento, estão sendo publicadas semanalmente as aulas da disciplina Sistemas Operacionais, ofertadas pelo professor Sérgio Teixeira de Carvalho, as palestras da Escola Regional de Informática de 2019 e  algumas das defesas de trabalho de conclusão de curso dos alunos de graduação do INF.

INF 02.png

Estudante Acquila Santos apresenta o seu TCC para banca do INF a distância

Source: Secom/UFG e Comunica/INF

Catégories: Notícias inf Secom