Mila Tulli_capa.png

Lives #CulturaNaUFG comemora 60 edições

Em 29/07/20 06:14.

Transmissões produzidas pelo Centro Cultural UFG refletem o compromisso da universidade com a valorização da cultura

Texto: Caroline Pires

Diante da pandemia pelo novo coronavírus o Centro Cultural da UFG (CCUFG) rapidamente adaptou a sua extensa programação. O programa Lives #CulturaNaUFG estreou no dia 30 de março e realiza hoje, 29/7, a sua 60ª edição. A pronta disposição dos colaboradores do Centro Cultural UFG é um dos fatores que têm permitido o sucesso das transmissões.

Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e diretora de Cultura da UFG, prof.ª Flavia Maria Cruvinel, a equipe passou por uma formação para trabalhar com três câmeras, ilha de edição ao vivo, além das funções usuais de produção como montagem, iluminação e sonorização. "Temos alcançado grande qualidade nas transmissões por vezes confundidas com espetáculos gravados ou editados tamanha a qualidade técnica", destacou a professora.

Atualmente as lives tem quatro formatos usuais: espetáculos transmitidos do CCUFG, conversas ou performances transmitidas da casa do convidado, mesas de discussão e nesta semana  o formato de websérie, com episódios apresentando a websérie "Pra se dizer a verdade..., de autoria de Julio Vann em 6 episódios. Por conta da necessidade de isolamento social, por hora as atividades culturais usuais desenvolvidas pelas Proec/UFG, como as sessões no Cine UFG e o projeto “Música no Câmpus”, estão suspensas.

Confira a lista completa do Lives #CulturaNaUFG.

O #CulturaNaUFG é um projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec/UFG) em parceria com a TV UFG, a Rádio Universitária, Reitoria Digital e a Secretaria de Comunicação da UFG (Secom/UFG).

Novidades

Para o segundo semestre de 2020 as Lives #CulturaNaUFG continuará a ser transmitido pelo YouTube Oficial da UFG três vezes por semana. "O programa já entrou na agenda de programações no formato Live na cena cultural de Goiás, e por que não brasileira e internacional. Temos recebido a “visita” de internautas de vários estados brasileiros bem como de outros países, sobretudo Portugal e América do Sul", reforçou a professora.

Além disto, o Lives #CulturaNaUFG estreiou dia 18 de julho na grade de programação da TV UFG. O programa será exibido aos sábados, às 14h com reprise aos domingo às 10h.

"A demanda de lives e a repercussão medida com a presença do público no momento da transmissão e as visualizações posteriores nos sinalizam que quando retornarmos as atividades presenciais, provavelmente manteremos as lives na nossa programação, pelo menos com uma atividade semanal", adiantou.

10 anos de CCUFG
Após ser surpreendido com o início da pandemia de Covid-19, a equipe do Centro Cultural UFG rapidamente realizou a adequação da programação em comemoração aos seus 10 anos de fundação e os 60 anos da UFG. O público passou a ter acesso a intensa programação do CCUFG por meio de transmissões online. Segundo a prof.ª Flavia Maria em média o centro cultural recebia antes da pandemia 220 espetáculos, além de visitações das exposições, ações educativas, cessões do laboratório de práticas artísticas, que somam quase 700 ações por ano. "Este é um número extremamente elevado considerando a equipe que a atua no espaço", considerou. A professora destacou ainda a relevância do CCUFG no cenário cultural. "Hoje somos referência na área cultural pela política curatorial adotada, o que reflete em uma programação diversificada e de grande qualidade e repercussão. O Centro Cultural UFG possui um dos mais significativos acervos de arte contemporânea em uma universidade pública e é um dos acervos mais relevantes do Centro-Oeste brasileiro", comemorou.
 Mila Tulli.png
Milla Tuli em apresentação