sevidores covid193.jpg

On 02/07/20 12:47 .

Equipe multidisciplinar da universidade aplicou 484 testes rápidos e RT-PCR

Caroline Pires

Como mais uma de suas ações voltadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou nos dias 20 e 27 de junho a testagem de casos suspeitos da doença entre servidores da instituição. Ao todo foram realizados 255 testes rápidos e 229 RT-PCR por meio de drive-thru. A definição sobre qual testagem era mais adequada para cada caso foi realizada após avaliação por uma equipe multidisciplinar da UFG.

A diretora da Faculdade de Enfermagem(FEN/UFG), Claci Fátima Weirich Rosso, destaca que a iniciativa piloto demonstra a importância da união de diferentes conhecimentos na área de saúde envolvidos em um mesmo projeto. "Quando há um trabalho coletivo com cada um colaborando com o seu conhecimento técnico temos um incremento na qualidade da assistência prestada", reforçou. A diretora lembrou ainda que a ação possibilita aos participantes atuação direta e a um só tempo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, tripé das universidades públicas. Participam ainda do projeto a Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Farmácia (FF), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Hospital das Clínicas (HC).

A Tenda Triagem Covid-19 UFG atua também, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, na triagem e diagnóstico de trabalhadores da saúde e da segurança pública que apresentem sintomas de infecção por Covid-19.

Casos suspeitos

Por conta da grande demanda, a Tenda Triagem Covid 19 UFG seguirá realizando testagem de servidores da universidade, sintomáticos da doença, mediante agendamento pelo telefone (62) 9 9504-1940. Vale lembrar que os dois tipos de testes: RT-PCR, com coleta de amostras por swab de nasofaringe e orofaringe e testes rápidos, com coleta de sangue periférico, são aplicados a depender dos dias de manifestação dos sintomas.

sevidores covid192.jpg
Atendimento contou com a participação de cerca de 100 profissionais de saúde da UFG
 servidores covid19.jpg
O atendimento foi realizado zelando por todos os protocolos se segurança