Laces ICB já realizou 1.500 testes para diagnosticar covid-19
Laboratório do Instituto de Ciências Biológicas da UFG tem autonomia para realizar testes e notificar casos da doença, contribuindo com o sistema nacional de vigilância do País
Texto: Versanna Carvalho
Fotos: Laces/ICB/UFG
O Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (Laces/ICB/UFG), realizou 1.500 análises para o diagnóstico de covid-19 entre 9 de abril e 16 de junho de 2020. Com a elevação da curva de contágio, tem havido também o aumento da demanda por exames e, somente em junho, foram feitos 900 testes. Uma média de 130 testes por dia. O Laces tem 97 pessoas em sua equipe, sendo 16 servidores e 81 discentes. Desse montante, 40 estão em atividade e os demais em cadastro de reserva.
O Laces tem capacidade para ampliar o atendimento para 200 testes/dia, mas para isso é necessário receber insumos e os kits para testes. "Todo o processo de compra e entrega de material tem sido muito lento, devido ao aumento da demanda mundial", observa a diretora do Laces, Gabriela Silvério Bazílio.
O Laces tem 97 pessoas em sua equipe, sendo 16 servidores e 81 discentes
O planejamento para atuar no enfrentamento da pandemia foi iniciado na primeira semana do mês de março e os primeiros laudos foram feitos em 9 de abril. Pouco mais de um mês depois (15/5), foram enviadas amostras para contraprova no Laboratório de Saúde Pública Doutor Giovanni Cysneiros (Lacen Goiás), bem como toda documentação. Em 27 de maio, houve a acreditação pelo Lacen Goiás, permitindo que os resultados obtidos no Laces passem a compor o sistema nacional de vigilância do país. A acreditação é uma conquista permanente do laboratório e certifica a metodologia utilizada pelo laboratório na realização dos exames.
Feriado
Semana passada, no feriado de Corpus Christi, a equipe do Laces/ICB/UFG ajudou a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em caráter emergencial, a fazer o diagnóstico de 100 testes de covid-19. O resultado sai 48 horas depois do recebimento da amostra. Até terça-feira (16/6), 70 materiais foram recebidos.
Ainda no feriado o Laces trabalhou em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fazendo mais de 300 testes oriundos de um frigorífico do interior do Estado que está com as atividades paralisadas devido à suspeita de transmissão do novo coronavírus.
"Se estamos conseguindo atuar nesta fase da pandemia é porque o Laces se adiantou muito. Começamos a nos preparar desde os primeiros casos da doença no Estado e essa preparação não é simples", destaca a diretora do Laboratório.
O Laces/ICB/UFG faz parte da Rede de Laboratórios da UFG
Rede
O Laces/ICB/UFG, juntamente com o Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia (LRR/FF/UFG) e o Laboratório Margarida Dobler Komma do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LMDK/IPTSP/UFG), compõe a Rede de Laboratórios da UFG para o diagnóstico da covid-19 e firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Goiânia. A Rede está aguardando a chegada de insumos para dar início ao trabalho.
A Rede de Laboratórios também conta com a participação da Escola de Agronomia (EA) e da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). A equipe de pesquisadores e voluntários tem como meta a realização de 7 mil diagnósticos por mês, mas isso depende do apoio de outras instituições.
Arrecadação
Simultaneamente, há uma campanha de arrecadação de recursos feita em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). As doações (veja como participar no final do texto) serão utilizadas para comprar reagentes para disponibilizar o diagnóstico ao maior número de pessoas possível.
Os insumos necessários para fazer o diagnóstico são reagentes, material químico, kit para diagnóstico e kit para coleta de material. Nesta fase, o Laces vai fazer 100 testes por dia. A expectativa é que a rede de laboratórios venha a fazer 350 exames ao dia.
Dados para doar para a campanha Ação solidária para diagnóstico do coronavírus
Instituição bancária: Banco do Brasil
Agência: 0086-8
Conta corrente: 19.877-3
Titular: Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape)
CNPJ: 00.799.205/0001-89
Informações: @diagnostico_ufg_covid_19 e acaosolidariaufgcovid@gmail.com
Fuente: Secom/UFG
Categorías: Notícias ICB laces Coronavírus