CIAR oferece formação para atividades na Plataforma Moodle

On 06/16/20 15:04 .

Órgão também está criando materiais de suporte sobre tecnologias digitais de informação e comunicação

O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) tem oferecido desde maio deste ano Módulos de Formação para ambientação com o Moodle IPÊ, ambiente virtual de aprendizagem institucional da UFG. São oferecidas 4 turmas semanais, 2 para cada um dos módulos, atendendo em média 200 a 250 participantes docentes, estudantes e técnicos por semana. A equipe pedagógica do órgão, responsável pelas formações, já formou mais de 500 pessoas. A partir do próximo dia 25 será oferecido o Módulo 3, que contém instruções sobre ferramentas disponíveis no Moodle IPÊ que auxiliam no acompanhamento e avaliação de estudantes.

A professora Janice Lopes, Coordenadora Pedagógica do CIAR e Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UFG, explica que a equipe tem dado suporte e orientação a grupos de professores de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFG que procuram conhecimentos sobre o Moodle e suas potencialidades no suporte a atividades pedagógicas remotas. “Os cursos da área da saúde, em especial, têm sido acompanhados por nós desde o início da pandemia, seja no processo de formação para utilização da Plataforma Moodle ou na abertura e suporte a salas virtuais dos cursos para disciplinas e atividades acadêmicas da área da saúde para trato da COVID-19”, afirma a professora, que também é responsável pela pasta de Formação Continuada de Profissionais, na Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFG).

Os interessados nos cursos podem se inscrever, de acordo com seu nível de conhecimento, no Módulo 1 (para estudantes, professores e técnicos) , no Módulo 2 (para professores ou técnicos)[link] ou no Módulo 3 (para professores ou técnicos). Neste momento os módulos estão restritos à comunidade acadêmica da UFG, afirma a coordenadora. Mas a expectativa é, em breve, oportunizá-los também para a comunidade externa que já tem demandado.

Suficiência em língua estrangeira
Neste ano, em virtude da pandemia, a equipe pedagógica do CIAR também está oferecendo suporte à realização das provas de línguas realizadas pelo Centro de Avaliação em Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE/UFG). Todas as provas dos diferentes idiomas foram cadastradas no ambiente Moodle e realizadas no dia 16/06 por mais de 2 mil inscritos de todo o Brasil e até por brasileiros que estão no exterior.

Tecnologias Digitais
O CIAR já está atendendo demandas de cursos da UFG em busca de orientação e suporte sobre tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para desenvolvimento das atividades acadêmicas permitidas pela nova Resolução Consuni 22/2020, como núcleos livres, disciplinas da pós-graduação e salas para cursos de extensão ofertados por diferentes unidades acadêmicas. “Também estamos desenvolvendo materiais de apoio, manuais e tutoriais, complementares às formações. Estes documentos, em breve, serão disponibilizados por meio de um ebook voltado particularmente a ferramentas e potencialidades da Plataforma Moodle”, afirma a Profa. Janice. Também já estão sendo organizados materiais e vídeos para orientar os professores no uso das ferramentas do G-suite (google classroom e outras) como suporte às suas atividades acadêmicas.

Source: Secom UFG

Categories: Notícias Coronavírus Ciar