LACES 2.jpg

Laces/ICB comemora acreditação para compor Sistema Nacional de Vigilância

En 27/05/20 16:33 .

Acreditação foi concedida pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen Goiás)

O Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Laces/ICB/UFG) comemora a Acreditação pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen Goiás). A partir de agora os resultados obtidos no Laces passam a compor o sistema nacional de vigilância do país. 

A professora Juliana Alves Parente-Rocha (ICB/UFG) explica que a acreditação é uma conquista permanente do laboratório. "A acreditação obtida certifica a metodologia utilizada pelo laboratório na realização dos exames", explicou. A professora lembra ainda que o Laces está recebendo diariamente amostras para realização de testes para a Covid-19, mas ainda abaixo da potencialidade de realização de análises diárias. 

Rede de Laboratórios da UFG

A Rede de Laboratórios da UFG para o diagnóstico da covid-19 é formada pelo Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia (LRR/FF), Laboratório Margarida Dobler Komma do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LMDK/IPTSP), e o Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Laces/ICB). A rede conta com a participação da Escola de Agronomia (EA) e da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). A equipe de pesquisadores e voluntários tem como meta a realização de 7 mil diagnósticos por mês, mas isso depende do apoio de outras instituições.

Para levar o projeto adiante, a UFG se colocou formalmente à disposição do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). 

 

Dados para doar para a campanha Ação Solidária para diagnóstico da Covid-19

Instituição bancária: Banco do Brasil

Agência: 0086-8

Conta corrente: 19.877-3

Titular: Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape)

CNPJ: 00.799.205/0001-89

Informações: @diagnostico_ufg_covid_19 e acaosolidariaufgcovid@gmail.com 

Fuente: Secom/UFG

Categorías: Notícias ICB Coronavírus