Coronavírus Atenção

UFG reitera necessidade do isolamento social

On 05/15/20 16:13 .

Estudos publicados pela UFG destacam a necessidade de manter distanciamento social mínimo de 50% para evitar colapso do sistema de saúde

Kharen Stecca

O reitor da Universidade Federal de Goiás de Goiás, Edward Madureira, reforçou hoje (15/5) durante a reunião do Conselho Universitário que a UFG e seus pesquisadores não consideram de nenhuma forma o fim do distanciamento social neste momento em que os números da pandemia crescem diariamente, sobrecarregando o sistema de saúde. Ele ressaltou que, por vezes há compreensões equivocadas que precisam ser esclarecidas: "De forma nenhuma os nossos pesquisadores que estão prestando uma colaboração extraordinária para o estado estão contra as medidas de distanciamento social. Quem teve oportunidade de ver o estudo publicado por esses pesquisadores percebe com clareza absoluta a necessidade do distanciamento". O professor citou o estudo divulgado por um grupo de pesquisadores da UFG que publicou nova modelagem da expansão espaço-temporal da Covid-19 em Goiás. O estudo reitera a necessidade de manter o isolamento de pelo menos 50% da população, compatível com os primeiros dias de isolamento social em Goiás, o que evitaria assim um colapso do sistema de saúde. Confira a nota técnica n. 2 com o estudo completo.
O reitor ressaltou ainda que os governadores tem tido a posição de se preocupar com o direito à vida e as pessoas: "nós da UFG estamos trabalhando para contribuir para que tenhamos os níveis de isolamento de 50% ou mais". Ele ainda lembrou uma fala do professor da Faculdade de Medicina e diretor do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia, que neste momento só temos estratégias de defesa como higienização, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual e o distanciamento social, não há ainda mecanismos de ataque para lidar com a pandemia, como as vacinas e tratamentos medicamentosos.Live Reitoria Digital - Para falar sobre o estudo citado, a Reitoria Digital realiza hoje, às 18 horas, uma live com o professor José Alexandre Felizola Diniz e o reitor Edward Madureira sobre os estudos relacionados à Covid-19 na UFG. Acompanhe no canal @ReitoriaUFG e @ufg_oficial no Instagram.

Source: Secom UFG

Categories: Notícias Coronavírus Reitoria CONSUNI