Pneuma 2

Projeto Pneuma entrega ventiladores mecânicos à Secretaria Estadual de Saúde

On 12/05/20 08:51 .

Ao todo 10 equipamentos foram reparados por equipe de voluntários que trabalha para colaborar no enfrentamento à Covid-19

Texto: Caroline Pires
Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira, 11/5, o projeto Pneuma, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás, entregou 10 equipamentos de ventilação mecânica aptos para já serem utilizados pela Secretaria Estadual de Saúde. Aparelhos que estavam em desuso estão sendo recebidos pela EMC desde o mês de abril. Para a realização dos reparos, o projeto conta com uma equipe de 35 voluntários.

O professor Rodrigo Lemos explica que o processo de reparo tem início com o recebimento do aparelho e do seu histórico de registro de falhas. A partir disso, a equipe realiza a avaliação da possibilidade de realização do conserto. Por fim, o aparelho passa por uma calibragem para garantir que a máquina  tenha as funcionalidades exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao ser entregue para uso, o equipamento recebe um laudo técnico que assegura o seu pleno funcionamento. O processo de calibração e emissão deste laudo são feitos por profissionais acreditados externos ao projeto. 

Na ocasião, o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, reforçou que o projeto só é possível devido as várias parcerias estabelecidas. "A cada conjunto de 10 aparelhos recuperados temos uma Unidade de Terapia Intensiva equipada, claro que há outros equipamentos envolvidos, mas sem dúvida o ventilador mecânico é o mais oneroso", destacou. 

Os recursos empregados para o Projeto Pneuma provêm prioritariamente da Secretaria Estadual de Saúde, UFG, Instituto Federal de Goiás e Senai, além de doação de insumos recebida de voluntários. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO)  e o Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT 1a Região) convidaram seus associados a colaborar com o projeto.

Pneuma 1
Pneuma 2
Pneuma 3
 Pneuma01.jpg
Os 10 aparelhos entregues refletem o bom êxito de parcerias para combater o avanço da Covid-19

Quelle: Secom/UFG

Kategorien: Notícias EMC