Curso covid 19.jpg

UFG treina estudantes para enfrentar os cuidados com pacientes da Covid-19

In 23/04/20 11:13 .

O curso teórico-prático orienta para os procedimentos que devem ser adotados no dia a dia visando evitar a contaminação pela doença em ambiente hospitalar

Texto: Caroline Pires

Fotos: Divulgação

Em uma iniciativa inédita, a Faculdade de Medicina (FM/UFG) realiza um curso para estudantes do 5º e 6º ano de Medicina com o objetivo que eles sejam capacitados para enfrentar o dia a dia dos cuidados com pacientes acometidos pela Covid-19. Com aulas teórico-prática, os alunos são orientados sobre como realizar procedimentos já conhecido por eles, como intubação e retirada de EPIs, adotando todos os cuidados que o contato com o novo coronavírus em ambiente hospitalar demanda. Amanhã, 24/4, às 8h a FM/UFG recebe mais uma aula prática do curso.

A professora Helena Rezende Silva, vice coordenadora do Internato da FM, lembra que os profissionais da saúde estão especialmente no grupo de risco para a doença devido aos cuidados diários com pacientes contaminados. "Há muitas informações não confiáveis sendo divulgada, por isso a importância do curso para orientar os futuros médicos a atuarem sempre de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde", explica a médica. O curso conta com 180 inscritos, tem duração de 160 horas e foi aberto também para profissionais da saúde do Hospital das Clínicas (EBSERH/UFG).

A médica explica ainda que para a realização da parte prática do curso foram montadas estações de trabalho para que os participantes sejam orientados por um professor preceptor quanto a realização correta dos procedimentos que serão vivenciados por eles na prática médica. "A cada 30 a 40 minutos o grupo de participantes se reveza entre as estações de trabalho, o que permite o treinamento de 24 alunos a cada 1h30, evitando aglomeração", destaca a professora. Ela lembra também que todo o ambiente é adequadamente limpo com álcool 70% e os estudantes utilizam equipamentos de proteção individual durante todo o processo.

Todo este material foi doado pela Faculdade de Farmácia da UFG e pelo Projeto EPI, encabeçado pela Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Artes Visuais da UFG, que vem produzindo os equipamentos em grande escala. Participam ainda do curso de capacitação professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).

Curso covid 19.jpg

Estudantes do 5º e 6º ano de Medicina estão sendo treinados nos cuidados que devem ser adotados em procedimentos, já conhecido por eles, diante de pacientes com Covid 19

Curso covid 19_02.jpg

Para a realização do curso foram tomados todos os cuidados para evitar aglomerações