entrega materiais ovg

UFG entrega 5 mil máscaras e 1.500 aventais para OVG

On 04/16/20 17:44 .

A Organização das Voluntárias de Goiás é uma das maiores parceiras do projeto

A Universidade Federal de Goiás realizou nesta quinta-feira, 15 de abril, na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG)a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) produzidos pelo Projeto EPI UFG à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Foram entregues 5 mil máscaras e 1.500 aventais para a instituição que fará a distribuição. A entrega é uma forma de retribuir o apoio da OVG que foi a maior doadora de materiais do projeto. Participaram da entrega o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, a diretora da FEN, Claci Fátima Weirich Rosso, a vice-diretora da FEN e coordenadora do projeto Luana Ribeiro, além de outros dois coordenadores, professor Carlos Hoelzel da Faculdade de Artes Visuais e Eliny Carneiro da Fen e o diretor financeiro da OVG, Wellington Matos de Lima.

entrega materiais ovg
Foram entregues 5 mil máscaras e 1.500 aventais a OVG

O projeto tem o apoio de parceiros para a produção de milhares de EPIs que atenderão unidades de saúde durante a pandemia da Covid-19. O projeto de extensão multidisciplinar da UFG espera entregar mais de 200 mil máscaras cirúrgicas e 6 mil aventais para que os profissionais de saúde do Estado de Goiás possam enfrentar com segurança o trabalho diário de atendimento à população.

Produção - O projeto teve início na última semana, unindo conhecimento técnico e experiência. Foi montada na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) uma estrutura para a produção de EPI. A princípio, foram disponibilizadas 20 máquinas de costura e estação de corte onde voluntários se revezam na produção do material. A Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) estabeleceu os protocolos de produção associado a um arranjo de produção desenvolvido pela área de design e engenharia de produção, em atendimento às normas técnicas.
As doações e parcerias estão sendo firmadas a todo momento, a expectativa é que o projeto tome proporções ainda maiores. "Nossa intenção é firmar cada vez mais parcerias com instituições e a sociedade civil organizada para que o projeto cresça e Goiás vença essa pandemia", afirmou a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Luana Ribeiro. Segundo ela, a realização de um projeto tão grandioso reforça o impacto das Instituições Públicas de Ensino Superior na sociedade nas mais diversas frentes. "É preciso que a população tenha clareza que a ciência muda a história da humanidade. E sem dúvida é isso que estamos fazendo juntos neste momento com essa ação", concluiu.
O projeto só foi possível graças a participação de empresas e organizações do Estado de Goiás além da mobilização de Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos da UFG - Faculdade de Enfermagem (FEN), Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), com apoio do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Ciências Tecnológicas (FCT), do Centro Regional para o Desenvolvimento e Inovação (CRTI) e do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR).

Parcerias - Além da Organização dos Voluntários de Goiás (OVG) e da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás, contribuíram também com o projeto CEPALGO, MAX Descartes, COSPLATI, SAMAQ, Petmarket Solutions e Herbal Prime. O projeto tem também parceria com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Sindicado dos Auditores Fiscais do Estado de Goiás (Sindfesgo), Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás (Sotiego) e a iniciativa Projeto UniãoGO.
Outras parcerias também foram firmadas nos últimos dias: Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo – Osceia (OCEA), Associação Mães Mônica e Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE). Nos próximos dias serão também entregues máscaras ao Hospital das Clínicas da UFG.

Source: Secom UFG

Categories: Notícias FEN fav Coronavirus