Mapa de contaminados por bairro.png

Plataforma Covid Goiás apresenta casos confirmados por bairro em Goiânia

On 04/08/20 08:42 .

Capital apresenta até agora 73 casos e a concentração está na região Centro-Sul

Texto: Caroline Pires

 

A Plataforma Web Covid Goiás apresenta a partir de hoje, 8/4, um gráfico para consulta de casos confirmados relacionados à pandemia da Covid-19 na cidade de Goiânia por bairro. A cidade de Goiânia concentra hoje 73 casos confirmados, sendo 14 deles no Setor Oeste e 8 no Setor Bueno. De acordo com a plataforma, em média, os casos no estado estão duplicando a cada 5.6 dias e a expectativa é que Goiás chegue a marca de 200 casos no próximo sábado, dia 11/4. Os dados mostram ainda que grande parte dos casos está concentrado em bairros da região Centro-Sul da capital e que aos poucos estão atingindo os setores mais afastados.
Segundo o professor Rherison Almeida, o mapeamento e a disponibilização das informações sobre o crescimento da pandemia de forma detalhada e estratégica é essencial para a tomada de decisão de especialistas. "Temos utilizado dados específicos dos SUS, dados socioeconômicos e realizando modelagens, objetivando manter a plataforma web Covid Goiás atualizada para que o enfrentamento do esperado aumento de casos nos próximos meses seja feito da melhor forma possível", afirmou. Os dados são fornecidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Informações disponíveis
A plataforma web Covid Goiás pode ser acessada também por dispositivos móveis. Entretanto, é na versão para computador que possui análises e informações mais específicas, prestando serviço às autoridades e população goiana ao apresentar em detalhes como está a ocorrência de casos no estado por cidade. Com bases em dados fornecidos pelas autoridades de saúde, a plataforma permite filtrar informações como o tráfego em tempo real e pessoas com doenças respiratórias por região, permitindo a identificação de áreas específicas que demandam maior atenção. Também com base nas informações da Secretaria Municipal de Saúde é possível apresentar projeções para o crescimento da doença e estatísticas de casos por município.
A Covid Goiás foi possível graças a parceria de diversos pesquisadores e é mantida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), a expectativa é que em breve sejam incluídas novas opções de filtragem de informações que poderão ser facilmente acessadas pelo público em geral para consulta de, por exemplo, serviços de saúde disponíveis próximos a sua residência.

Source: Secom/UFG

Categories: NOTÍCIAS Coronavírus Lapig Iesa