IMG-20200326-WA0026.jpg

Instituto de Química produz desinfetante que substitui álcool gel

Sur 26/03/20 11:05.

Ao todo, 34 litros do material serão disponibilizados a partir do dia 30/3 para o Hospital das Clínicas e a Vigilância Sanitária

Texto: Caroline Pires

Fotos: Divulgação

O Instituto de Química (IQ/UFG) produziu ontem, 25/3, um total de 34 litros de um desinfetante para as mãos que será destinado para o Hospital das Clínicas da UFG e a Vigilância Sanitária do Estado de Goias. O material será utilizado para desinfecção e antissepsia de ambientes hospitalares. A ação foi liderada pelos professores Andréa Chaves e Boniek Gontijo, do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM/IQ/UFG). Os professores destacam a participação de toda a equipe do laboratório para a produção do desinfetante, que seguiu as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O professor Boniek Gontijo explica que a formulação é uma alternativa ao álcool em gel. "Este produto é mais fluido e devem ser tomados cuidados especiais no seu manuseio, já que é mais inflamável. Contudo, a sua eficácia é excelente", ressalta. Segundo ele, a opção é viável nesse momento, uma vez que, para o preparo do álcool em gel é necessário utilizar um espessante, o carbopol, que está em falta no Brasil, e que é responsável por uma textura mais agradável ao consumidor.

Por fim, o professor destaca que, sem a contribuição de várias pessoas, o resultado final não teria sido alcançado. "Quando propusemos a ideia, vários grupos prontificaram voluntariamente a ajudar. Recebemos doação de recursos financeiros para aquisição dos frascos, produção do rótulo, o  LaCEM doou todo o seu estoque de isopropanol e etanol e o IQ doou a glicerina", concluiu.

IMG-20200326-WA0026.jpg

Equipe do LaCEM comemora a contribuição para o enfrentamento da pandemia da Covid-19

IMG-20200326-WA0027.jpg

Total de 34 litros serão doados para desinfecção e antissepsia