Centro Cultural UFG lança programação 2020

Sur 10/03/20 23:18.

Banda Pequi deu início à programação em comemoração aos 10 anos da unidade

Kharen Stecca

O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebeu na noite do dia 10 de março o evento de lançamento da programação cultural 2020 em comemoração aos 10 anos da unidade e 60 anos da Universidade Federal de Goiás. Com diversas autoridades presentes, como o Secretário Estadual de Cultura Adriano Baldy, o reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, o evento deu início às celebrações do espaço que hoje é um dos espaços culturais mais importantes do Estado de Goiás.

Ganhador logo CCUFG
Rodrigo Nunes é estudante da Escola de Música e Artes Cênicas e vencedor do concurso para escolha da logomarca do CCUFG (Fotos: Carlos Siqueira)

Para marcar a data também foi apresentado um vídeo institucional do Centro Cultural UFG e dos 60 anos da UFG, além da nova logomarca do Centro Cultural UFG. O autor da marca, Rodrigo Nunes, recebeu também um certificado de premiação.

Lançamento agenda cultural UFG
Banda Pequi apresentou músicas de Luiz Bonfá, Jarbas Cavendish, João Bosco e Milton Nascimento

Em seguida, a Banda Pequi fez a primeira apresentação da Temporada 2020 do Centro Cultural com repertório de Luiz Bonfá, Jarbas Cavendish, João Bosco e Milton Nascimento. Fabiano Chagas é hoje o regente da banda e prestou homenagem a Jarbas Cavendish, segundo ele seu mentor, destacando toda sua importância para a cultura. Jarbas foi um dos nomes mais citados durante os discursos da noite. O professor era regente da Banda e faleceu em agosto de 2019.

Diretora de Cultura da UFG, Flávia Cruvinel

Resistência - A Diretora de Cultura da UFG, Flávia Cruvinel, abriu os discursos destacando os motivos pelos quais o Centro Cultural UFG foi concebido e continua sendo pensado: para celebrar a cultura, a educação, a ciência e a resistência.  Ela ressalta que a cultura ainda é pouco compreendida pelo Estado brasileiro e que investimentos como o feito no Centro Cultural UFG são de grande relevância para o setor. A diretora destacou a história do local, antes conhecido como Espaço Cultural ou Galpão, que abrigou diversos artistas, como por exemplo, o grupo Quasar.  Destacou também a política curatorial que desde o início foi concebida para a programação do espaço, destacando que a programação é definida hoje por edital público.

Lançamento agenda cultural UFG
CCUFG recebe cerca de quatro ações culturais por semana

Hoje o CCUFG realiza mais de 700 ações por ano entre espetáculos, ações educativas, exposições, entre outros. Começou com 222 obras e em 10 anos possui um acervo de 826 peças. A agenda cultural chega a receber 4 eventos por semana e 220 ao ano. A professora também destacou algumas das programações já recebidas pelo Centro Cultural UFG como o Música Consciente, o Concertos Didáticos da Orquestra Filarmônica de Goiânia, Goiânia em Cena, Bananada e Vaca Amarela.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa afirmou também que o CCUFG é um espaço permanente de extensão e um espaço de difusão da diversidade artística. A Vice-Reitora Sandramara Matias Chaves reafirmou o papel da equipe que há 10 anos ajuda todos os dias a construir essa história. O Secretário Estadual de Cultura, Adriano Baldy fez grandes elogios ao trabalho da equipe de cultura da UFG colocando a cultura onde ela deve estar.

Edward Madureira
Reitor da UFG, Edward Madureira destacou o trabalho dos colaboradores que permitem que o espaço esteja funcionando há 10 anos ininterruptamente e cada vez com mais qualidade

O Reitor Edward Madureira também agradeceu a todos pelo papel desempenhado no CCUFG. O espaço foi inaugurado durante o reitorado anterior do professor Edward Madureira em 2009. Mas, segundo ele, construir não é o mais difícil, mas sim manter o espaço funcionando ininterruptamente. Ele ressaltou que infelizmente estamos em um momento onde não há como investir mais devido aos cortes de orçamento e que, por enquanto devemos resistir. Destacou também a raiz da universidade fundada pela união de cinco escolas superiores já existentes, entre elas o Conservatório Goiano de Música: "Isso mostra que a cultura está em nossas raízes".

Confira a programação completa aqui.

Vídeo institucional Centro Cultural UFG:

Centro Cultural UFG  - O Centro Cultural UFG, o antigo Espaço Cultural da UFG, é um setor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, na Praça Universitária. O local passou por grande reforma nas instalações físicas e por nova concepção de seu uso como aparelho cultural e foi inaugurado em 2009. A transformação do espaço exigiu volumosa quantia e foi realizada por etapas durante cinco anos. O projeto arquitetônico do Centro Cultural UFG, assinado por Fernando Simon, possui características minimalistas e sofisticadas, que aliam plasticidade com funcionalidade e foi indicado ao Prêmio ABCEM 2010 de arquitetura, concedido pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

O centro possui 1.000 m² de área: duas salas de exposição, reserva técnica do acervo, sala de ação educativa, teatro e sala de dança com camarins, livraria, dependências administrativas e pátio multiuso. Sua programação será dedicada a exibições de artes visuais, teatro, dança, música, eventos literários, e a ações educacionais em arte.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias Proec CCUFG