Projeto da Faculdade de Informação e Comunicação concorre a 4ª Prêmio IPL Retratos da Leitura
O projeto Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris), é um dos finalistas da categoria Bibliotecas: públicas, escolares ou comunitárias
O Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris) vinculado ao Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação, e sede do comitê do PROLER em Goiânia, comemora a seleção para ser finalista no 4ª Prêmio IPL Retratos da Leitura, na categoria Bibliotecas: públicas, escolares ou comunitárias. O Libris desenvolve ações a partir de duas bibliotecas de referência existente: na Faculdade de Informação e Comunicação/FIC e na Faculdade de Educação. As bibliotecas reúnem um acervo atualizado de livros para crianças e jovens, bem como obras teóricas nas áreas de literatura e leitura e atendem a rede municipal de ensino do Goiânia, por meio de suas bibliotecas escolares.
Além de disponibilizar um acervo com mais de 6.000 títulos para empréstimo aos professores da rede municipal de ensino, promove a organização técnica e pedagógica das bibliotecas municipais por meio cursos técnicos e de metodologia da leitura no espaço escolar. Esse acervo, se constitui elemento importante no desenvolvimento de ações de promoção da leitura, uma vez que a biblioteca é o lugar por excelência para o cumprimento de tais premissas e é alimentado com a produção editorial recebida anualmente para o processo de avaliação para o Prêmio FNLIJ ( Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) de literatura par crianças e jovens.
A biblioteca escolar modelo, atua na formação dos futuros bibliotecários e professores e consequentemente dos alunos das escolas da rede municipal de ensino para que tenham uma referência física, organizacional, tecnológica e de formação profissional para o cumprimento da LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
O projeto se sustenta a partir de três elementos indispensáveis ao processo de formação do leitor infantil e jovem: 1- Acervo qualificado para a prática promotora da leitura; 2- Uma biblioteca estruturada considerando as especificidades físicas, organizacionais e tecnológicas para abrigar o acervo; 3- Planejamento de ações mediadas de leitura que contemple o público alvo: crianças, jovens, estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e do ensino fundamental.
As configurações estruturais, técnicas, tecnológicas, organizacionais e de acervo, desenvolvidas, tem pautado o desenvolvimento de modelos que contemplem as especificidades de uma biblioteca que efetive uma proposta de inserção no contexto pedagógico, a partir da articulação das necessidades informacionais e das demandas pedagógicas específicas de cada área do conhecimento escolar. Além de buscarmos adequar a biblioteca física e organizacionalmente, observando as especificidades do ambiente escolar e as exigências curriculares do ensino básico no Brasil, buscamos atuar na formação de agentes educadores nas escolas da rede municipal de ensino de Goiânia, os quais atuarão como mediadores e promotores da atuação da biblioteca como centro dinamizador da leitura, pesquisa e difusão do conhecimento.
Sobre o IPL
O Instituto Pró-Livro (IPL) é uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos mantida com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro.
Foi criado em outubro de 2006, como resultado de estudos e conversação entre representantes do governo e entidades do livro, e constitui uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura da população em geral e, em particular, dos jovens, significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento.
Entre outros projetos, o IPL é o responsável pela realização da pesquisa nacional denominada Retratos da Leitura no Brasil, que está em sua quarta edição.
Já o Prêmio IPL – Retratos da Leitura tem quatro categorias: bibliotecas públicas e comunitárias; cadeia produtiva do livro; mídia e organizações da sociedade civil. O objetivo da premiação é fortalecer atividades que estimulem e formem novos leitores no país.
Fonte: Secom/UFG