SeTI comemora certificado de prata da Rede Metrogyn
Premiação foi oferecida a redes metropolitanas institucionalizadas e desenvolvidas com nível de maturidade avançado
A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia-GO (Metrogyn), gerida pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) da UFG, foi premiada com o certificado prata durante o Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A premiação foi oferecida a redes metropolitanas institucionalizadas e desenvolvidas, com nível de maturidade avançado, levando em consideração os aspectos de Governança, Técnicos e Jurídicos.
Receberam certificados ouro as redes Gigacandanga, do Distrito Federal, e a GigaNatal, de Natal (RN). Oito Redes Metropolitanas receberam certificados prata por estarem a caminho da institucionalização. Foram elas a Remessa (Salvador), MetroPoa (Porto Alegre), Redecomep Campo Grande, MetroCG (Campina Grande), MetroJP (João Pessoa), Rede Poti (Teresina), Remep-FLN (Florianópolis) e MetroGyn (Goiânia).
A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da FINEP, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas próprias voltadas para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.
Professor Iwens Gervasio Sene Júnior, presidente da Metrogyn, recebe certificado
Metrogyn
A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia (METROGYN) foi criada a partir de Memorandos de Entendimentos assinados entre as diversas instituições participantes, sendo os primeiros assinados entre 24/06/2005 e 27/07/2005, e tem por objetivo a integração das instituições de pesquisa e educação da região de Goiânia-GO, bem como a interligação com a rede global de pesquisa e educação via RNP visando assim a formação de uma rede metropolitana de alta velocidade na Região Metropolitana de Goiânia com infraestrutura própria.
A rede é uma infraestrutura de Fibra Ótica de alta velocidade, que contorna a cidade de Goiânia em Anel totalizando 69 Km que interliga os parceiros a estrutura de comunicação, maiores informações podem ser obtidas no endereço https://metrogyn.ufg.br
Fator determinante para a implantação da METROGYN foi o uso da infra-estrutura de passagens das Centrais Elétricas de Goiás - CELG que, por meio de um convênio firmado com a RNP e UFG, disponibilizou os seus postes para instalação dos cabos ópticos em troca do direito de uso de dois pares de fibras no backbone da rede.
Atualmente a Metrogyn tem 16 partícipes e está em plena expansão, oferecendo às instituições que a compõe, dentre outros benefícios, alta velocidade de conexão de dados, economia advinda do uso de fibras ópticas dedicadas, estabilidade a partir de um sistema de dupla abordagem, protocolo IPv6, conexão com backbone da RNP que permite acesso aos serviços da RNP às instituições qualificadas por ela.
Assinatura de Protocolo de Intenções entre a RNP e a UFG
Source: Secom/UFG