Espaço das Profissões 2019

Aumento do número de visitantes é a expectativa na décima edição do Espaço das Profissões

在 08/05/19 08:58 上。

Organizadores esperam que o evento aproxime a sociedade da Universidade

Texto: Michele Martins

Fotos: Michele Martins e Natália Cruz

 

Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia da UFG, serviu de local de recepção para centenas de estudantes que têm chegado a UFG que querem saber mais sobre quais as opções eles terão na hora de escolher um curso de graduação. 

Idealizado para ser a principal vitrine dos 156 cursos de graduação que a UFG oferece, o Espaço das Profissões 2019 já atraiu centenas de estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado de Goiás. Na tarde de hoje (7/05), o evento chega a sua décima edição para mostrar, de forma atrativa, qual as possibilidades que os jovens têm na hora de escolher uma profissão a seguir. Para as estudantes do 3 ano Brenda Lustosa, 17, e Andressa Kelly, 16, do Colégio Expressão de Aparecida de Goiânia, todo o campus era uma novidade. Elas ficaram encantadas com o primeiro contato com a Universidade: “Não temos curiosidade sobre um curso específico. Conversamos com estudantes do curso de Veterinária e achamos magnífico, ficamos impressionadíssima. Elas falaram super bem”, . “A gente veio mesmo para decidir sobre qual curso escolher”, resumiu Andressa Kelly.

Para a professora Janice Lopes, da Pro-reitoria de Graduação e uma das organizadoras do evento, neste ano as comissões de logística e de comunicação do evento realizaram um trabalho intensificado para entrar em contato direto com as escolas e fazer divulgação na imprensa. “Já consegui perceber é que nas primeiras horas, a quantidade de estudantes é maior que no ano passado e é no segundo dia que, historicamente, registramos um maior público”, espera.

 

visão geral visitantes EP2019
Centro de Eventos, no Câmpus Samambaia é a porta de entrada para os estudantes 

 

A pró-reitora de graduação, Jaqueline Araújo Civardi, confirmou a informação que já nos primeiros momentos do evento foi registrada a chegada de vários ônibus acima das expectativas para o primeiro dia. “Geralmente no primeiro dia temos uma demanda menor dos que estão presentes. Em conversa com estudantes aqui, eu soube que alguns vieram de cidades do interior a 311 quilômetros de Goiânia, ou seja, conseguimos atingir um público distante. Eu avalio que estamos conseguindo atingir nossos objetivos que é trazer os estudantes para a UFG e facilitar o acesso a uma instituição pública gratuita e de qualidade”, declarou a pró-reitora.

A vice-reitora Sandramara Matias chaves, que participou de uma transmissão da TV UFG com o programa Conexões Jovem, gravado ao vivo direto do Centro de Eventos. Um dos destaques comentados foi a campanha Estude na UFG! , uma parceria entre Fundação RTVE e Pró-reitoria de Graduação. A vice-reitora lembrou que o Espaço das Profissões surgiu em sua primeira gestão à frente da Pró-reitoria de Graduação e o objetivo é investir cada vez mais para que esse evento se fortaleça, porque é um meio e um espaço importante para o jovem conhecer a universidade, mas para além disso, ser um espaço de interação com a sociedade. “Neste momento precisamos fortalecer a universidade pública trazer a sociedade para conhecer a universidade e nos ajudar a defender esse patrimônio do povo goiano. O Espaço das Profissões é um momento privilegiado para que a comunidade nos conheça e nos defenda, fortalecendo assim o papel que ela ocupa no Estado de Goiás. Estudantes e professores, quando vem aqui conhecem a universidade e levam para os espaços que ocupam informações sobre as possibilidades que a UFG oferece”, declarou. A pró-reitora ainda participou da transmissão ao vivo por uma rede social da gravação do programa Conexões Jovem da TV UFG.

Conexões Jovem ao vivo EP2019
TV UFG transmite ao vivo o programa Conexões Jovem Foto

 

Demonstrações e homenagens

Um dos principais atrativos para os visitantes que circulam pelo Câmpus Samambaia são as demonstrações de práticas e de materiais didáticos das mais diversas áreas do conhecimento. Muitos projetos de extensão da Universidade puderam expor suas atividades no Centro de Eventos. O principal projeto em destaque foi o do Museu de Ciências em Rede da UFG. Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Maria Cruvinel, “Este ano ampliamos o espaço para o Museu de Ciências apresentando um maior número de núcleos museológicos da UFG aqui no Espaço das Profissões. Estamos ocupando praticamente um terço dos espaços com estandes sobre ações de extensão. Estamos muito felizes sabendo que a Proec ajuda para a popularização da ciência”, avaliou.

Coordenado pela professora Zilene Moreira Pereira Soares, do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) a Exposição Mulheres na Ciência foi um atrativo a mais para que os visitantes pudessem conhecer sobre a participação feminina na produção científica brasileira. Na ocasião, a professora Iria Brzezinki, formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, foi homenageada pela sua trajetória tanto no ensino como no desenvolvimento da ciência no campo das Humanidades. Iria Brzezinki, disse estar muito feliz e agradecida pela homenagem ela avalia que eventos como este “são necessários para que professores e estudantes possam ressignificar as profissões”, avaliou.

vice-reitora e professora Iria Brzezinski
Vice-reitora Sandramara Matias Chaves e professora homenageada Iria Brzezinski (Foto: Natália Cruz)

 

资源: Secom/UFG

类别: notícias